Principais dificuldades foram carga de impostos, falta de infraestrutura e crédito/financiamento, aponta pesquisa
Três em cada dez empresas do segmento (30%) gostariam de se tornar exportadores de produtos ou serviços. Os dados fazem parte da pesquisa “Indicador Nacional da Micro e Pequena Indústria”, realizada pelo SIMPI/Datafolha, mas mostram que somente 2% das micro e pequenas indústrias vendem produtos ou serviços para outros países. As dificuldades enfrentadas pelas empresas foram: cargas de impostos (15%), falta de infraestrutura (15%), falta de crédito/financiamento (14%), falta de capacitação da mão de obra (12%), baixa competitividade (5%), taxa de câmbio/moeda (5%), falta de inovação e tecnologia (4%), barreiras colocadas por outros países (4%). |
Ao mesmo tempo, 65% dos entrevistados responderam que as empresas brasileiras são menos competitivas do que concorrentes de países industrializados e somente 19% competem de igual para igual. |
O principal obstáculo enfrentado, 15 dias anteriores ao levantamento, foi com a qualidade mais baixa de matérias primas (24%), seguido de atraso nas entregas de matérias primas (23%) e falta de matérias primas (22%).“Precisamos fortalecer ainda mais o mercado interno e buscarmos o mercado internacional. Para tanto, várias medidas são necessárias para as empresas, além de políticas públicas, diz Joseph Couri. |