Muitas mulheres encontram no empreendedorismo uma forma de equilibrar trabalho e maternidade. Para elas, empreender significa mais do que apenas flexibilidade de horários. De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, uma empresa brasileira de análise de crédito, 45% das empreendedoras brasileiras são financeiramente independentes de seus maridos e familiares, e 51% da renda que recebem vêm de suas atividades empresariais.
Ao serem questionadas sobre as principais diferenças de gênero no empreendedorismo, 56% das entrevistadas afirmaram que empreender é mais desafiador para mulheres do que para homens. Apesar disso, o empreendedorismo oferece a elas a oportunidade de conciliar melhor o trabalho com a criação dos filhos, o que é uma vantagem importante para 29% das empreendedoras que são mães.
O estudo foi realizado no início de 2023 com mais de 530 mães de todo o Brasil, concentradas principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Entre as empresas comandadas por elas, 57% são de pequeno ou médio porte, e 43,9% são individuais ou microempresas. A maioria das empreendedoras possui pós-graduação (55%), seguido por ensino superior completo (42,8%) e ensino médio completo (35,8%).
Fonte: Forbes