Ao fazer as suas compras, você costuma escolher os grandes varejistas ou os pequenos mercados de bairro? Uma pesquisa da gestora global de venture capital Flourish Ventures mostrou que as mercearias estão mais em alta do que muitos imaginavam. Segundo os dados do levantamento Digitalizando o Pequeno Varejo 2022, 46% dos consumidores brasileiros frequentam mercadinhos diariamente e 92% planejam manter ou aumentar as compras em mercearias.
A humanização do contato entre empreendedor e cliente é apontado como peça-chave para o resultado. “O dono conhece o cliente pelo nome e o estabelecimento frequentemente tem o que o cliente precisa. É impossível para os grandes varejistas entregar esse padrão de atendimento ao consumidor, com o mesmo nível de contato e intensidade de relacionamento”, diz Arjuna Costa, sócio da Flourish Ventures, em nota.
A utilização de tecnologia pelos pequenos negócios foi o mote do estudo. E, de acordo com os dados, a digitalização iniciada durante a pandemia deve se intensificar: 35% dos empreendedores pretendem aumentar o uso de ferramentas digitais para vender online, comunicar-se ou fazer delivery nos próximos dois anos.
A pesquisa ainda mostrou que 65% dos lojistas usam aplicativos de mensagens para se comunicar com os fornecedores ou consumidores e 38% usam aplicativos e sites para adquirir novos produtos e abastecer o estoque. Preocupação com segurança de dados, falta de familiaridade e limitações de acesso são alguns dos empecilhos para uma implementação maior de ferramentas digitais no dia a dia.
Além do Brasil, a Flourish Ventures analisou o desempenho de mercearias em outros países, como Egito, Índia e Indonésia. No total, 1.600 pessoas foram entrevistadas, sendo 800 lojistas e 800 consumidores.
Fonte: Revista PEGN