A flexibilidade que empreender oferece pode ser uma boa alternativa para mães que querem trabalhar
Não há como negar que a maternidade pode ser bastante agitada. Mas isso não significa que você deva desistir do seu sonho de montar um negócio. Pelo contrário, o conceito de empreendedorismo proporcionar um estilo de vida com flexibilidade faz dele uma ótima opção para mães.
Claro, construir seu negócio em torno de seu estilo de vida criado pela maternidade requer algumas considerações relevantes por si só. Aqui, passos importantes para que sua empresa dê certo.
1. Estabeleça suas prioridades
Uma das primeiras coisas a considerar ao iniciar seu negócio é como ele o ajudará a viver o estilo de vida desejado. Por exemplo, como mãe, você provavelmente não está tão preocupada em poder visitar um novo país a cada mês. Em vez disso, é mais provável que você esteja procurando um horário flexível que lhe dê mais tempo com sua família.
Independente de seus objetivos específicos, você deve começar anotando-os e priorizando os itens que irão ajudá-la a viver a vida desejada como mãe. Isso ajudará você a examinar ideias de negócios para determinar se elas se alinham com o que você deseja.
2. Encontre seu nicho
A maioria dos negócios de estilo de vida começa com o indivíduo avaliando suas próprias habilidades e, em seguida, identificando nichos de negócios relevantes para essas habilidades. Para as mães, é uma boa prática anotar as habilidades que você desenvolveu anteriormente em sua carreira e aquelas que aprimorou durante seu tempo como mãe.
Por exemplo, se você trabalhou anteriormente com design gráfico, mas desenvolveu uma paixão pela fotografia desde que se afastou do emprego anterior, qualquer uma das opções pode servir como um gancho valioso para o seu negócio. Com alguma criatividade, você pode até combinar os dois. O importante é encontrar algo de que você goste para manter o entusiasmo de longo prazo pelo seu negócio.3. Entenda suas despesasEmbora a maioria das empresas que envolvem estilo de vida tenha despesas operacionais muito mais baixas do que uma startup em grande escala, isso não significa que você não terá custos para montar o seu negócio.“Como uma empresa que está exclusivamente na internet, muitos de seus custos incluirão assinaturas de serviços online, hospedagem de website, comunicação, entre outros”, afirma a Shopify, plataforma de comércio eletrônico e soluções para empreendedores. “Para qualquer tarefa que você não possa fazer sozinho, você pode contratar ajuda externa para permitir que sua empresa cresça sem consumir tanto do seu tempo – como designers, assistente pessoal virtual, consultor de marketing.”Você também precisará contabilizar outros custos operacionais, como impostos e custos de criação da sua empresa. Esteja ciente de como isso afeta seus resultados e finanças domésticas.4. Identifique potenciais fluxos de receita
Embora você possa inicialmente se concentrar em um único fluxo de receita para o seu negócio, muitos dos negócios de estilo de vida mais bem-sucedidos utilizam vários fluxos para garantir uma receita constante. Essa diversificação pode incluir a venda de produtos físicos, taxas de assinatura, publicidade ou parcerias de marketing.
Por exemplo, uma marca de fitness pode oferecer uma assinatura de dicas exclusivas ou planos de exercícios e vender roupas de ginástica. O empresário também pode participar de postagens promocionais pagas nas redes sociais para promover outras marcas. Idealmente, procure fluxos de renda passiva que não tenham um grande aumento no número total de horas que você precisa trabalhar a cada semana.“Ao investir em propriedades luxuosas de aluguel de curto prazo e gerando renda adicional por meio de meu programa de coaching, conteúdo de curso digital, apresentações em público e eventos presenciais, realmente consegui diversificar meus fluxos de renda”, diz Dra. Rachel Gainsbrugh, Fundadora e CEO da Short Term Gems, empresa de aluguel de luxo e investimentos em estilo de vida. “O resultado é que consegui ganhar muito mais e, ao mesmo tempo, ter muito mais liberdade para gastar meu tempo – e hoje em dia, muitas vezes escolho passá-lo com minha família.”5. Saiba onde encontrar seu público-alvoVocê identificou seu nicho e desenvolveu um plano de negócios básico com os fluxos de receita e um modelo de trabalho para ajudá-lo a gerenciar seu trabalho e a maternidade. O próximo passo é determinar a maneira mais eficaz de alcançar seu público-alvo.
Na era digital, opções não faltam para isso. De anúncios pagos no buscador do Google e no Facebook a marketing de conteúdo e participações em podcasts da área, há inúmeras maneiras de mostrar seu trabalho. Considere as plataformas que seu público-alvo usa ativamente e o tipo de mensagem que será mais persuasivo para eles para que esses esforços sejam realmente eficazes.
6. Procure maneiras de automatizar o trabalhoA automação é uma das maneiras mais valiosas de garantir que você possa construir seu negócio em torno de seu estilo de vida como mãe. Automação não significa abrir mão do controle do seu trabalho, mas sim, ajudá-la a otimizar muitas de suas tarefas mais operacionais e demoradas para que você tenha mais tempo para se concentrar em sua família e em atividades comerciais de alto valor.A automação do fluxo de trabalho pode resolver vários problemas comuns do seu negócio, fazendo conexões entre dados dos diferentes softwares que você usa, minimizando erros, automatizando relatórios, ajudando você a encontrar insights e agilizando os pedidos dos clientes. A terceirização de determinadas tarefas para freelancers também pode ser uma solução de baixo custo que permite economizar tempo e obter resultados de qualidade em atividades fora de sua especialidade.Construa o seu negócioCom uma preparação cuidadosa, você pode construir um negócio que combina perfeitamente com seu estilo de vida como mãe. Não importa se o seu negócio envolve ajudar clientes com marketing de influência ou vender produtos para outras mães. Levando em consideração essas considerações com antecedência, você pode se preparar para um negócio de sucesso que te permite manter o estilo de vida desejado.
Fonte: Forbes