A Hangzhou Wahaha Group, uma das maiores fabricantes de bebidas da China, avalia uma oferta pública inicial que poderia levantar mais de US$ 1 bilhão, segundo pessoas com conhecimento do assunto.
A listagem poderia ocorrer já no próximo ano, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas. A empresa de bebidas discute com um assessor os preparativos para a venda de ações e avalia Hong Kong entre as possíveis bolsas para o IPO, embora nenhuma decisão final tenha sido tomada, disseram.
Fundada em 1987 pelo empresário Zong Qinghou, a Wahaha se transformou numa gigante de alimentos e bebidas, com produtos como água engarrafada, iogurte, suco e macarrão instantâneo.
A empresa possui 80 bases de produção e emprega cerca de 30 mil pessoas, de acordo com dados do site da empresa. Seus produtos estão disponíveis em mais de 30 países, como Canadá, Cingapura e EUA, segundo o site.
A Wahaha sinalizou a intenção de abrir capital no ano passado em meio ao aumento da concorrência no mercado de alimentos e bebidas da China.
Uma listagem seria “a escolha certa” e forneceria à Wahaha mais recursos, disse Kelly Zong, filha do fundador e executiva da empresa, em entrevista ao 21st Century Herald em 2019. Ela não deu detalhes sobre preparativos e prazo.
A empresa segue os passos da Nongfu Spring, empresa de bebidas com sede em Hangzhou, que também busca um IPO.
A empresa de água engarrafada entrou com pedido para uma oferta pública inicial de ações em Hong Kong no fim de abril e planeja levantar cerca de US$ 1 bilhão, fontes com conhecimento do assunto disseram à Bloomberg News anteriormente.
Os planos para a oferta da Wahaha estão em estágio inicial e os detalhes, incluindo tamanho e prazo, podem mudar, acrescentaram as pessoas. Um representante da Hangzhou Wahaha Group disse que não recebeu nenhuma informação relevante sobre um IPO.
Fonte: Money Times