Janeiro marcou ainda o sexto mês seguido de alta no nível de empregos em serviços, no segundo ritmo mais rápido nesse período
O setor de serviços do Brasil iniciou 2020 ganhando força, com aumento da produção, nível de empregos e novos pedidos em meio a uma confiança elevada, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do IHS Markit.
O PMI de setor saltou a 52,7 em janeiro, de 51,0 em dezembro, marcando a alta mais forte na sequência de sete meses de crescimento registrada pelos serviços. Leituras acima de 50 indicam expansão.
De acordo com a pesquisa, os entrevistados citaram demanda melhor, com a atividade crescendo em todas as categorias monitoradas, com exceção de Transporte e Armazenamento.
Os fornecedores brasileiros de serviços receberam em janeiro um maior fluxo de novos negócios, que aumentaram na taxa mais forte em dez meses. O melhor desempenho foi apresentado por Finanças e Seguros.
Por outro lado, a entrada de novos negócios provenientes do exterior caiu no primeiro mês do ano, após crescimento em dezembro.
Janeiro marcou ainda o sexto mês seguido de aumento no nível de empregos em serviços, no segundo ritmo mais rápido nesse período. As contratações foram impulsionadas pela maior atividade de negócios, reestruturações internas, ambiente favorável de demanda e previsões otimistas de crescimento, de acordo com o IHS Markit.