A Casa Branca instruiu as agências federais americanas a continuarem preparando sua proposta de orçamento para o próximo ano fiscal, segundo o jornal “The Washington Post”, o que mostra que o governo Trump segue se recusando a reconhecer a derrota nas eleições para o democrata Joe Biden.
O ano fiscal americano começa no quarto trimestre de 2021 e avança para 2022, e a proposta de orçamento precisa ser enviada ao Congresso até fevereiro.
Como o próximo mandato começa em 20 de janeiro, o futuro governo tem tempo hábil para preparar o documento e enviá-lo ao Congresso. Mas a atual administração segue agindo como se o republicano Donald Trump tivesse sido reeleito.
Impasse na transição
Desde que Joe Biden foi projetado no sábado (7) o vencedor da disputa nos Estados Unidos, a agência que poderia acelerar a transição de governo nos EUA se recusa a iniciar processo.
Nesta quinta-feira (12), a rede de televisão CNN revelou que o Departamento de Estado americano (o equivalente ao Itamaraty no Brasil) está impedindo que o presidente eleito tenha acesso a várias mensagens de líderes mundiais enviadas a Biden.
Fonte: G1