Depois da JBS, a Minerva Foods chegou à Austrália. A empresa anunciou na quinta-feira que celebrou suas primeiras iniciativas para investimentos no mercado da Austrália, com a aquisição dos frigoríficos Sharke Lake e Great Eastern Abattoir.
As duas unidades são especializadas em ovinos e localizados na costa oeste do país, informou a empresa em comunicado.
Segundo a Minerva, maior exportadora de carne bovina da América do Sul, os investimentos serão realizados e as plantas exploradas por meio de uma joint venture em fase final de constituição com a Salic, na qual a empresa brasileira deterá fatia de 65%. A Salic ficará com a participação restante de 35%.
O investimento total da joint venture será de aproximadamente US$ 35 milhões, incluindo a aquisição dos ativos, aportes para melhoria das estruturas das plantas e capital de giro, disse a companhia.
A Minerva acrescentou que a expectativa é de que os frigoríficos estejam aptos para início de operação no prazo de 60 dias. Quando estiverem em plena operação, as plantas poderão alcançar a capacidade de abate de 1 milhão de cabeças por ano.
“Essa iniciativa… complementa de maneira singular nossas operações na América do Sul, maximizando as oportunidades comerciais e sinergias operacionais, reduzindo os riscos e contribuindo para nossa estratégia de consolidação no mercado de exportação de proteína animal”, concluiu a companhia.
Atualmente, a Austrália é a maior exportadora global de ovinos processados, com acesso tanto a destinos de alto crescimento como Ásia e Oriente Médio, mas também mercados premium como Estados Unidos, Europa, Japão, Coreia do Sul, entre outros.
Em junho, A JBS passou a atuar também no país, ao anunciar a aquisição da Rivalea, empresa líder na criação e processamento de suínos na Austrália, onde detém 26% do mercado.
Já no início de agosto, a JBS comprou 100% da Huon Aquaculture, segunda maior produtora de salmão da Austrália. O negócio, avaliado em R$ 1,6 bilhão, marcou a entrada da gigante brasileira de alimentos na produção de pescados.
Ainda neste mês, a JBS, maior processadora de carne global, fez uma proposta para comprar todas as ações ordinárias (com voto) da Pilgrim’s Pride, gigante de frangos americana. Hoje, a empresa já controla a Pilgrim´s, com 80,12%. O objetivo é deter 100% da companhia e fechar seu capital.
Fonte: O Globo