A americana Apple anunciou, na tarde desta terça-feira, novos produtos como iPhones, iPads e relógios. No Brasil, os novos iPhones custam de R$ 6.599 a R$ 15.499. Em evento transmitido pela internet, destacou ainda novidades para seu serviço de streaming de vídeo e também para atividades físicas, o Apple Fitness+, que estará disponível no Brasil e em outros 14 países até o inverno do hemisfério Norte.
A empresa anunciou a nova família de iPhone 13 que conta com quatro modelos diferentes (Mini, 13, Pro e Pro Max). A versão regular conta com nova disposição das câmeras traseiras e vem com novas cores, como rosa e azul. Os lançamentos vêm com capacidade de conexão às redes 5G. Os preços já estão disponíveis no Brasil.
Com nova disposição, as duas câmeras traseiras (com lente wide e ultrawide) tem 12 MP de resolução cada. As câmeras vêm com uma tecnologia que altera o foco com mais rapidez e eficiência apenas clicando nos objetos.
A companhia também fez melhorias na bateria, que agora dura duas horas e meia a mais comparada à geração anterior de smartphones.
A Apple lançou o iPhone 13 Mini (com preço a partir de US$ 699, para os EUA) e a versão regular a partir de US$ 799. Ambos os modelos contam com três espaços de memória: 128 GB, 256 GB e 512GB. No Brasil, já disponível na loja da empresa por aqui, o valor é de R$ 6.599 (na versão mini ) e R$ 7.599 (na versão 13), ambos modelos com o menor nível de memória.
E ainda há dois modelos premium, com o iPhone 13 Pro (com 6,1 polegadas e a partir de US$ 999 ) e iPhone 13 Pro Max (6,7 polegadas e a partir de US$ 1.099). O iPhone 13 Pro vem com quatro tipos de memória interna, chegando ao máximo de 1TB. No Brasil, a versão do 13 Pro de 128 GB de meória sai a R$ 9.499 e de R$ 14.400 (na versão 1 TB).
O modelo Pro Max custa no Brasil de R$ 10.499 (com 128 GB de memória) a R$ 15.499 (com 1 TB de memória).
A nova família de produtos vem com o processador A15 Bionic, com núcleos dedicados a eficiência energética.
Em junho deste ano, a empresa apresentou a nova versão de seu sistema operacional com mais mudanças em sua política de privacidade. Uma das novidades é que os aparelhos da companhia, como o iPhone, terão o chamado “App Privacy Report”. Ou seja, será possível saber quando os aplicativos instalados acessaram os dados dos usuários.
O evento on-line começou com novidades para o iPad. Na abertura do evento, Tim Cook, presidente da companhia, destacou que as vendas dos tablets cresceram 40% no último ano.
Um dos destaques entre os lançamentos é o iPad mini, que ganhou um “upgrade”, nas palavras de Cook. A nova versão tem preço a partir de US$ 499, nos Estados Unidos, e vem com versão 5G e recursos até então presentes apenas nos iPads regulares e Pro.
A versão mini tela tem 8,3 polegadas e bordas menores em quatro novas cores, entre elas, rosa e cinza. Assim como no ipad regular, o mini passa a contar com leitor de digital no botão que liga e desliga o aparelho.
O novo processador permite velocidade 40% maior em relação à anterior. Vem ainda com entrada USB-C, permitindo transferir fotos e dados com maior rapidez. Além disso, o novo produto ganhou melhorias na câmera, que conta com resolução de 12MP (na câmera traseira e fronteira) e imagem em HD e capaz de gravar em 4k.
A empresa anunciou ainda uma atualização do iPad. O novo modelo, com tela de 10,2 polegadas, vem com processador próprio A13 que, segundo a empresa, garante 20% mais velocidade. E custará nos EUA de US$ 329. As vendas começam semana que vem. Melody Kuna, gerente do produto, destacou melhorias na câmera frontal com 12 MP de resolução.
A companhia chamou atenção ainda para a criação dos tablets com o chamado “Center Stage”, que une inteligência artificial e permite a câmera reconhecer de forma automática o movimento das pessoas e registrar pequenos movimentos.
A empresa anunciou também a nova geração de seus relógios, a series 7. A tela é maior que a versão anterior, com 40% menos borda. A ideia é permitir mais espaço para digitar, por exemplo. A empresa criou um sistema que permite carregar o relógio em 45 minutos. Preço começa com US$399 e ainda não está à venda.
Na área de serviços, destaque para o Fitness+, que oferece serviços de ginástica e musculação ao usuário através de vídeos com profissionais de educação física. A Apple anunciou que vai agregar, além das aulas já existentes, opções de pilates e meditação. A companhia pretende ampliar o serviço para 15 países nos próximos meses, como o Brasil. Hoje, está disponível em alguns poucos países.
No ano passado, o evento foi atrasado por um mês devido à pandemia de Covid-19, então as vendas do iPhone no fim de semana de lançamento não foram incluídas nos resultados do quarto trimestre.
O evento também ajuda os analistas de Wall Street a moldarem suas projeções de vendas para a temporada de compras de fim de ano nos mercados ocidentais, que normalmente é o maior trimestre de vendas da Apple.
Fonte: O Globo