spot_img

Marfrig se une a gigante americana para estrear em mercado de carnes à base de plantas dos EUA

As prateleiras de supermercados dos Estados Unidos vão começar a receber novas marcas de produtos do mercado de carne à base de plantas, como Beyond Meat, Impossible Foods e Tyson Foods. Entre as novidades, está o primeiro portfólio do gênero da PlantPlus Foods, uma joint venture entre Archer Daniels Midland, gigante americana do setor de agronegócio, e a brasileira Marfrig Global Foods, que deve chegar aos mercados no primeiro trimestre de 2022.

O setor global de alimentação à base de vegetais movimenta US$ 10 bilhões anualmente, e deve triplicar na próxima década com a chegada de gigantes da carne como JBS e Tyson no mercado dominado por empresas de carne alternativa. Pesquisa da Archer Daniels Midland aponta que mais da metade dos consumidores de carne estão abertos a provar proteínas alternativas.

— Vemos esse mercado decolando nos próximos três anos na região, depois de a pandemia ter atrasado um pouco esse ritmo de crescimento — afirma Roberto Ciciliano, que comanda a ADM Nutrition na América Latina.

Segundo a presidente da Global Foods, Letícia Gonçalves, a estratégia para os Estados Unidos difere da adotada na América Latina, superando apenas a linha voltada para produtos convencionais de carne, como almôndegas e hambúrgueres vegetarianos. Além disso, a expectativa é crescer no ramo de food service, com todo um cardápio à base de vegetais.

A parceria da PlantPlus Foods foi aprovada por órgãos reguladores em 2020, e os primeiros produtos começaram a chegar às prateleiras de supermercados em maio deste ano, além de clientes de grandes cadeias de restaurantes que atuam na América Latina, como o Subway e o Outback. Desde o lançamento, a joint venture registra crescimento de vendas mensal de dois dígitos, segundo Ciciliano.

No Brasil, a Fazenda Futuro desponta no mercado de carne à base de plantas, comercializando hambúrguer, almôndega, linguiça e peito de frango vegetarianos. Nesta quinta-feira, o presidente da empresa Marcos Leta anunciou a chegada de uma linha que imita o atum às prateleiras dos mercados brasileiros.

De olho na Europa

A ADM, empresa sediada em Chicago, também procura expandir os negócios para fora das Américas, e estuda potenciais parceiros na Europa.

O foco é fechar colaborações no fornecimento de ingredientes ou de tecnologia para alimentos à base de plantas, mas também para fabricar produtos para estimular o desenvolvimento de empresas locais de alimentos.

Para o futuro, a ADM espera expandir a presença fora do continente americano com marca própria mas, por enquanto, a prioridade é exportar o fornecimento de soluções e ingredientes para clientes que produzem seus produtos finais.

Fonte: O Globo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais