Nem Chevrolet Onix e nem Fiat Strada: foi o Hyundai HB20 que levou o título de carro mais vendido do Brasil no mês de setembro. E, devido à falta de componentes – principalmente de semicondutores, que provocou a paralisação de fábricas no último mês – o restante da tabela também ficou completamente diferente, com Fiat Toro na vice-liderança e Jeep Compass em terceiro lugar.
E não foi apenas no pódio que o grupo Stellantis (dono de Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot) se destacou, já que emplacou seis representantes entre os dez modelos mais bem-colocados. No “pelotão do meio”, o Volkswagen T-Cross é quem rompe a hegemonia da empresa. Por sua vez, o Hyundai Creta conseguiu a oitava posição, mesmo antes de chegar às lojas com a geração recém-lançada.
Beirando a tabela dos Top 10, o Chevrolet Onix começou a esboçar alguma reação depois de meses com vendas comprometidas pela paralisação das linhas de montagem – afinal, o ex-líder só voltou a ser feito em setembro. Mas a falta de peças continua atormentando a indústria, com redução de 10,2% frente ao mês de agosto e redução até mesmo quando comparado ao período de 2020.
Veja quais foram os carros mais vendidos do Brasil em setembro:
- 1 – Hyundai HB20 – 7.147 unidades;
- 2 – Fiat Toro – 6.852 unidades;
- 3 – Jeep Compass – 6.823 unidades;
- 4 – Fiat Strada – 5.772 unidades;
- 5 – Volkswagen T-Cross – 5.733 unidades;
- 6 – Fiat Argo – 4.911 unidades;
- 7 – Fiat Mobi – 4.574 unidades;
- 8 – Hyundai Creta – 4.550 unidades;
- 9 – Jeep Renegade – 4.503 unidades;
- 10 – Toyota Hilux – 4.396 unidades.
Fonte: Exame