O presidente Jair Bolsonaro está discutindo com a cúpula do Congresso como viabilizar a privatização da Petrobras (PETR4), segundo reportagem da CNN. O governo pretende, por meio de um projeto de lei, vender as ações ordinárias e preferenciais (PETR3 e PETR4, respectivamente) que a União tem da estatal. A notícia fez as ações da empresa dispararem no Ibovespa.
Mais cedo, Bolsonaro havia dito que a privatização da companhia “entrou no radar”, mas que apresentava dificuldades para ser implementada. O Ministério da Economia planeja abrir mão do controle da Petrobras ao deixar de ser acionista majoritário. O governo federal tem atualmente 50,5% das ações ordinárias, as ações com direito a voto.
Mesmo sem ficar com a maioria das ações, o governo ainda pretende manter sua influência na estatal, indicando o presidente da estatal e vetando operações das quais discorde — posição chamada de “golden share”.
O governo pretende fazer isso inicialmente com a venda de ações detidos pela BNDES e pelo BNDESPAR, transformando a Petrobras em uma “corporation”, com capital pulverizado. No entanto, apenas a União poderia deter mais do que 10% das ações. A atual equipe econômica de Paulo Guedes quer que as ações percam diferenciação entre ordinárias e preferenciais ao entrar no Novo Mercado. Os secretários do ministro acreditam que isso seria benéfico para a valorização da estatal e elevaria o preço dos papéis.
Com a notícia, a estatal figurou entre as maiores altas do do Ibovespa hoje. Há pouco, PETR4 avançava 7,73%, a R$ 29,28. A PETR3, por sua vez, avançava 6,38%, a R$ 29,68.
Fonte: Suno