A Renner inaugura hoje sua primeira loja “circular”, criada para que a varejista gaúcha exiba seus atributos de sustentabilidade. O movimento se dá no momento em que a sigla ESG conquista investidores e quando cresce o escrutínio sobre a “pegada” socioambiental da indústria da moda.
A companhia investiu R$ 16,6 milhões para reformar a loja do shopping Rio Sul, em Botafogo, e enquadrá-la no conceito de circularidade. A Renner vai abrir uma segunda loja com a mesma proposta em março, no ParkJacarepaguá, shopping que a Multiplan inaugura mês que vem na Zona Oeste.
Segundo a varejista, a sustentabilidade do projeto começou pela obra. A reforma teria economizado 8,5 toneladas de aço estrutural, além de ter eliminado o rebaixamento de gesso, cuja reciclagem é mais difícil. Foi possível reciclar 97% do entulho gerado. O mobiliário escolhido tem 37% menos MDF que uma loja tradicional, e a energia que ilumina a unidade é eólica. Como resultado, a emissão de CO2 da operação foi reduzida em 24%. O consumo de água também será 56% menor.
— Nosso plano foi criar uma loja que fosse educativa, para que os consumidores aprendessem sobre circularidade por meio dela. A loja vai ser interativa, com painéis de LED explicando esse universo — contou Fabiana Taccola, diretora de operações.
A loja terá um espaço de sustentabilidade, com peças de um selo da Renner de impacto reduzido, coletor de frascos usados de perfumaria e estação do Repassa, brechó recém-comprado pela varejista.
— Também teremos provadores inclusivos. Além de cabines masculinas e femininas, haverá trocadores para todos e todas. E as sacolas serão de papel — disse Alessandra Shargorodsky, diretora de arquitetura e expansão.
Fonte: O Globo