Desde 2013 a plataforma Good2BSocial publica o The Social Law Firm Index, um white paper anual que examina como os 200 principais escritórios de advocacia dos Estados Unidos (conforme os critérios do The American Lawyer ) adotam e aplicam o marketing digital em termos de divulgação, envolvimento e desenvolvimento de negócios.
A Good2bSocial é uma agência de marketing de expansão para escritórios de advocacia, que usa metodologia focada em atrair clientes, oferecendo conteúdo em cada etapa da jornada de aquisição de serviços. Desde a estratégia de marketing digital criativa e envolvente que se alinha com a estratégia de negócios abrangente que “atraia, converta, feche e encante clientes”, segundo site.
O índice das sociedades de advogados analisa a pegada digital de cada empresa e avalia seu uso de mídia social para ampliar as mensagens de liderança inovadora e, de outra forma, interagir com os clientes. Esses fatores são representados por medidas numéricas, ponderadas e incorporadas a um algoritmo para desenvolver uma classificação de cada escritório na publicação em 8 canais diferentes: LinkedIn, Twitter, SEO, Instagram, Liderança de pensamento, Facebook, YouTube e Podcasting.
Todos os escritórios listados na Am Law 200 têm presença online e a maioria está presente em pelo menos dois canais de mídia social. A presença online e o marketing de mídia social são utilizados pelos escritórios de advocacia, e alguns se destacam e superam os demais.
“A pandemia global teve um impacto significativo em todos os aspectos da nossa sociedade, o que inclui o marketing em escritórios de advocacia. As bancas tiveram que mudar toda a sua prática online e descobrir como ainda se conectar e construir sua base de clientes. Vimos empresas adotarem webinars, escrever e promover conteúdo, aumentar seus orçamentos de publicidade em mídia social e lançar podcasts. O marketing digital veio para ficar e é ótimo ver como os escritórios pretendem adotá-lo e aprender com as melhores práticas e oportunidades de crescimento”, disse Guy Alvarez, CEO da Good2bSocial.
Às vésperas da divulgação dos resultados de 2021, é importante revisitar as tendências que marcaram 2020 para confirmar qual delas permanece como destaque. Os webinars multiplicam o papel de aumentar o conhecimento da marca e de fornecer conteúdo para um público engajado. Em 2020 tornou-se uma das ferramentas mais eficazes e inovadoras à disposição dos escritórios. Desde a apresentação de conteúdo relevante para um público-alvo muito específico ou o marketing de uma nova banca de advogados, os webinars ofereceram algo tanto para os escritórios de advocacia quanto para os clientes.
A relevância da ferramenta estimulou a Good2BSocial desenvolver um guia prático com conselhos os escritórios obterem melhores resultados com seus webnars.
1. Escolha um tópico que seja amplo e prático.
2. Defina uma meta de participantes registrados.
3. Escolha o dia certo da semana.
4. Escolha uma hora certa do dia.
5. Crie uma página de destino informativa.
6. Envie um e-mail de agradecimento e a confirmação do registro.
7. Envie um lembrete por e-mail de valor antes do webinar.
8. Envie 2 e-mails de lembrete finais.
9. Anuncie em plataformas de mídia social.
10. Divulgue o webinar de seu escritório de advocacia por meio de seus canais de comunicação.
11. Blog sobre seu webinar.
12. Promova o webinar do seu escritório de advocacia em sua página inicial.
13. Use a melhor tecnologia de webinar para garantir uma experiência de vídeo tranquila.
No último relatório 38% dos escritórios da Am Law 200 estavam produzindo podcasts e a tendência é de aumento em 2021. Os escritórios de advocacia podem contar sua história a qualquer momento e demonstrar conhecimento e autoridade em um setor, construindo uma percepção ao longo do tempo. Os principais escritórios de advocacia em todo o mundo estão mais ativos e criando mais podcasts. Começar um permite que as bancas construam relacionamentos não apenas com sua base de clientes existentes, mas potencialmente atinjam um novo público.
Mais uma vez a publicação apresenta conselhos práticos:
1. Encontre a abordagem ideal do assunto.
2. Crie um calendário de conteúdo.
3. Descreva o formato e frequência.
a. Formato – Você falará sozinho ou entrevistará convidados ? Você terá pessoas entrevistando você? Você planeja trazer colegas de fora de sua empresa a cada semana? Na maioria dos casos, um formato de conversação em que duas ou três pessoas podem brincar uma com a outra funciona melhor. O mesmo se aplica a webinars.
b. Frequência – os advogados mais ocupados podem reservar tempo para gravar um podcast pelo menos uma vez por mês, mas não mais do que uma vez por semana. Entenda quem precisará trabalhar no podcast e o que sua programação permitirá. Em seguida, comprometa-se com essa programação e lembre-se de que seu público estará esperando novos episódios em uma base consistente.
c. Duração – Qual será a duração de cada episódio? Leve em consideração o seu público e quanto tempo ele pode passar a cada semana ouvindo podcasts. Um ótimo lugar para começar é de 20 a 30 minutos, já que isso é típico de um trajeto normal para o trabalho.
4. Obtenha a tecnologia certa.
5. Respeite a essência da placa (marca).
6. Comece a pensar em hospedagem e distribuição.
Dois outros aspectos mereceram destaque no relatório de 2020. A mudança na programação do Google forçou os profissionais de SEO a focar na otimização de conteúdo com base na intenção de pesquisa em vez de em palavras-chave. Os sites que publicam conteúdo que corresponda ao que os usuários estão procurando podem ter prioridade nas pesquisas. Os escritórios precisam se concentrar na intenção por trás da pesquisa, não na frequência com que uma palavra-chave específica é usada no conteúdo. Para se beneficiar dessa mudança, as sociedades de advogados que se destacam em SEO enfatizam seus esforços na criação do conteúdo mais útil, relevante e direcionado.
Outro ponto relevante é o poder do LinkedIn. Os profissionais de marketing dos escritórios de advocacia relatam que 80% dos leads de mídia social vêm do LinkedIn e que a plataforma é 277% mais eficaz do que o Facebook na geração de leads. O principal ponto de venda do LinkedIn para os profissionais de marketing é sua capacidade de atingir um público por seu setor, cargo e experiência profissional e muito mais, não apenas por sua demografia. A rede é uma plataforma onde as pessoas esperam e procuram conteúdo relacionado ao trabalho.
Por fim, vale conferir os 5 melhores escritórios americanos no índice de 2020 em comparação a 2019 e esperar os resultados de 2021:
Baker McKenzie – 1° em 20, 4° em 19
Orrick 2° – em 20, 5° em 19
DLA Piper – 3° em 20, 1° em 19
White & Case – 4° em 20, 2° em 19
Norton Rose Fulbright – 5° em 20, 3° em 19