A primeira semana de dezembro trouxe uma série de negócios impactantes no mercado de fusões e aquisições. Um exemplo foi a compra da marca de roupa femininas Carol Bassi pela Arezzo, movimento que reforça o desejo do Grupo Arezzo em se tornar a grande “house of brands” brasileira. Já no setor da educação, a Ânima, por meio da sua marca Inspirali, adquiriu 51% da startup de ensino Ibcmed. Esta é a terceira aquisição de startup feita pela Ânima nos últimos meses. As outras duas foram a Gama Academy, plataforma adquirida por R$ 33,8 milhões, e a MedRoom, de valor não revelado.
Confira mais destaques da semana do mercado de M&A:
Arezzo compra Carol Bassi e estreia em vestuário feminino
O Grupo Arezzo anunciou a aquisição da marca Carol Bassi nesta por 180 milhões de reais – o que garante a entrada da companhia no mercado de moda feminina. Essa movimentação consolida a estratégia de Alexandre Birman em converter a gigante em house of brands, em referência ao conglomerado com diferentes grifes.
A Carol Bassi foi fundada em 2014 e, atualmente, possui apenas uma loja física (no shopping Cidade Jardim, em São Paulo) que tem faturamento mensal de 3,5 milhões de reais. Com a aquisição, existe a previsão de abrir de 15 a 20 pontos físicos próprios nos próximos meses, além de a criação de um e-commerce.
Um dia após receber R$ 1 bilhão, Inspirali, da Ânima, compra Ibcmed
Em fato relevante, a Ispirali informou que comprou, por R$ 10 milhões, 51% do Ibcmed, startup de ensino médico fundada há seis anos e que é focada em cursos de pós-graduação e educação continuada.
A Inspirali tem cerca de 10 mil alunos, a maior parte de graduação. Apenas 300 são de pós-graduação. O Ibcmed, por sua vez, tem 2,2 mil estudantes, em 22 cursos de especialização, como pediatria, cardiologia, endocrinologia, ginecologia e psiquiatria.
A compra foi anunciada um dia depois de a Inspirali receber um aporte de R$ 1 bilhão da DNA Capital, que terá 25% do capital social e votante da companhia.
Acionistas de Banco Pan e Mosaico aprovam fusão
O Banco Pan (BPAN4) e a dona de sites de comparação de preços Mosaico (MOSI3) informaram que seus acionistas aprovaram uma união previamente anunciada.
O Banco Pan em outubro havia anunciou acordo para comprar a Mosaico, dona dos sites Zoom, Buscapé e Bondfaro, em uma transação em que esta terá participação no banco de 7,8% a 9,2%.
Para o Pan, o negócio acelera planos de ter um marketplace para seus 12,5 milhões de clientes, enquanto a Mosaico planeja agregar serviços financeiros à sua plataforma, que tem 22 milhões de usuários.
Grupo Sabin compra 100% da Amparo Saúde
Na disputa das plataformas de saúde, que integram vários serviços em
Na disputa das plataformas de saúde, que integram vários serviços em um único ambiente, o Grupo Sabin acaba de aumentar a sua artilharia. A empresa, que lançou o Rita Saúde, em março deste ano, assumiu o controle da rede de clínicas Amparo Saúde.
O Grupo Sabin, com presença em 12 estados mais o Distrito Federal, espalhado por 64 cidades do País e um faturamento que deve alcançar R$ 1,5 bilhão neste ano, já era acionista da Amparo, onde tinha uma participação de 30%. Agora, depois do negócio assinado na noite ontem, quinta-feira, 2 de dezembro, alcança 100%.