Um amigo querido comentou que a filha está decidindo que faculdade fazer. Ela entende que Publicidade e Marketing sejam a mesma coisa e a decisão estão vai ser pela proximidade com a casa deles, pelo preço, pelo nome da instituição, já que ela considera o conteúdo semelhante.
Aí eu levei um tempão explicando a diferença. E vi que muita gente tem a mesma dúvida.
Marketing, mercado
Marketing é uma mistura de crença e de metodologia. Crença de que tudo gira em torno do cliente. Metodologia pra fazer com que os clientes prefiram a nossa marca e sejam sempre nossos promotores, gerando lucro pra todos e vivendo felizes pra sempre.
Só que pra fazer isso acontecer a gente precisa se afinar com o universo e cumprir várias etapas. A primeira, certamente, é entender o mercado, suas forças, as variáveis que este danado vai trazer pra impactar o nosso negócio. Dentro disso, com muita humildade, conhecer a concorrência.
Nosso cliente, a jornada de compra
Depois se define que tipo de cliente vamos querer, pesquisamos como ele decide, construímos a nossa proposta de valor ou a forma de competir. Aqui está nascendo nosso posicionamento e a nossa marca.
Agora o desafio é materializar isso tudo. Transmitir isso tudo pro mercado e tentar conquistá-lo. Hora de elaborar o produto ou serviço, desenhar a experiência de compra (jornada do cliente é mais moderno), o processo e atuação das pessoas envolvidas na jornada, planejar como vai ser a venda e a distribuição (olha a jornada sendo planejada aí, de novo), a comunicação, o preço.
Comunicação, Publicidade
Comunicação é um conceito amplo. Tudo é Comunicação. Engloba desde o script da pessoa que atende no Telemarketing até as postagens em redes sociais ou os comerciais na TV, passando pela fachada da sede da empresa.
Uma parte da Comunicação é propaganda, publicidade. No tempo dos dinossauros, quando a Terra ainda não era habitável por seres digitais, perdia-se um tempo incrível discutindo a diferença entre Propaganda e Publicidade. Uma era mais ideológica. A outra, comercial. Depois usamos (oooops! me denunciei) a tradução do que os americanos falavam: propaganda era então a tradução de advertising e virou comercial. E publicidade traduzia publicity e virou divulgação.
Separando os conceitos
Página virada; melhor: tela deletada. O fato é que publicidade ou propaganda ou mídia paga (significam a mesma coisa) são uma parte da Comunicação. Parte fundamental na maior parte das vezes (jogo de palavras proposital). Mas uma das ferramentas do conceito maior. E a Comunicação é uma das pilastras do Marketing. Não a única e nem sempre a mais importante.
Não estou nem de longe dizendo que uma coisa tenha mais valor do que a outra.
Nada disso; pelo contrário. Cada etapa e cada ferramenta tem seu peso e sua medida.
O que acontece é uma questão de fama: a publicidade (ou propaganda) é – geralmente – a ferramenta mais visível do marketing, a mais tangível, ainda que, no fundo no fundo (ou na frente, na vitrine, na gôndola) o produto – tangível ou intangível – é que deveria materializar mais as atividades mercadológicas.
É a tal conversa: e publicidade faz muita propaganda de si mesma!
Se você quiser comentar, questionar, elogiar (tomara!), falar da sua experiência sobre o tema, entre em contato comigo através do email igdal@ism.com.br