Consolidada como a maior plataforma de moradia do continente, o QuintoAndar lançou um plano ambicioso no fim de janeiro, que incluía do rebranding – quando a companhia muda sua identidade – da startup de locação de imóveis à ponte com imobiliárias tradicionais e expansão nos negócios.
Segundo o co-fundador e CEO do QuintoAndar, Gabriel Braga, tanto pela variedade de imóveis quanto pelas soluções vinculadas à moradia, a startup deve expandir seus negócios.
“Tudo isso porque a gente sabe que casa não acontece sozinha e ela depende de uma jornada única para cada pessoa ou família”, diz Braga.
As mudanças ocorreram após um levantamento recente e exclusivo feito pelo QuintoAndar em parceria com a TALK. A pesquisa aponta que 72% dos brasileiros afirmaram que a casa representa totalmente sua história de vida, um “indicativo claro de como as pessoas estão buscando uma relação mais afetiva, próxima e humana em suas interações e necessidades de moradia”.
Agora, a companhia prevê disponibilizar na plataforma um corretor de imóveis fixo que vai acompanhar o cliente em toda a jornada de busca. Além disso, no processo de compra, a proptech prevê maior “transparência sobre os custos e a visibilidade de todas as etapas e prazos”.
Com a repaginação da companhia e a mudança nos serviços, a startup visa abocanhar uma maior fatia do market share brasileiro – e latino, dada a compra do grupo Navent em dezembro de 2021.
A startup, que já é um unicórnio, comprou recentemente a Noknox, que fornece uma plataforma de gestão para síndicos e administradoras de condomínios. Com a plena expansão, o CEO da companhia responde ao Suno Notícias se a empresa deve ou não priorizar um IPO ainda em 2022.
Abaixo, você confere a entrevista completa com o executivo que está à frente da companhia sobre os seus próximos passos e como os negócios do QuintoAndar devem mudar com essa repaginação visual e de negócios.
Suno: O mercado imobiliário foi muito agitado em 2021 e é notória a relevância no crescimento econômico e nos indicadores do país. Como o QuintoAndar enxerga a situação atual e quais são as projeções para o futuro?
Este será um ano desafiador em todos os aspectos impactados pela pandemia, como retomada de emprego e o cenário econômico, o que influencia todos os setores, inclusive, o imobiliário.
Independente do cenário, o que não muda é que todos os brasileiros vão continuar querendo viver melhor e, no QuintoAndar, vamos continuar investindo e nos fortalecendo como o principal destino de moradia para concretizar isso dentro do campo de possibilidades sociais e econômicas de cada um. Seja alugando, comprando ou vendendo, vamos continuar descomplicando as transações, investindo em inovações e prestando todo apoio durante o processo, para que sejamos aliados em momentos de eventuais dificuldades.
Um exemplo prático dessa atenção e cuidado é a Atta, a fintech que adquirimos em setembro passado, que oferece assessoria de financiamento imobiliário.
Num contexto em que a alta dos juros pode ter impactado o sonho de muitos brasileiros adquirirem uma casa, os clientes QuintoAndar tiveram atendimento de especialistas que apresentaram as melhores oportunidades do mercado, fazendo toda a ponte com os bancos de maneira ágil, sem qualquer custo adicional.
Com o pontapé inicial do rebranding, quais outras mudanças estão no radar do QuintoAndar além das anunciadas?
Esse olhar mais próximo e acolhedor já vem pautando as decisões da companhia há algum tempo. Uma das mudanças que já podem ser percebidas no produto é a criação de novos filtros de busca em 2021, como espaço para home office, acessibilidade, além de área verde e ruas silenciosas, que facilitam e personalizam a jornada de quem procura uma casa nova.
A plataforma também disponibiliza um corretor de imóveis fixo que acompanha o cliente em toda a jornada de busca. No processo de compra, um ponto relevante é a transparência sobre os custos e a visibilidade de todas as etapas e prazos.
Para quem vai anunciar um imóvel, o modelo do QuintoAndar também permite que o proprietário tenha um corretor fixo, que administra as chaves e acompanha as visitas ao imóvel, além de ter um time de consultores especializados para auxiliar toda a jornada, do cadastro à assinatura dos contratos.
Além dessas mudanças recém-implementadas, estamos mirando em soluções que contemplem toda a jornada de moradia, inclusive além da etapa transacional, pela qual já somos reconhecidos pela eficiência e agilidade.
Também estamos direcionando esforços para empoderar mais players do mercado, como as imobiliárias, que são uma peça importante no ecossistema para chegarmos no nosso objetivo: abrir portas para o morar melhor.
Sendo uma startup consolidada do setor, o QuintoAndar passa agora a se associar a imobiliárias tradicionais. A companhia acredita que isso possa resolver mais problemas para o consumidor?
Sem dúvida. Nossa missão é abrir as portas para que as pessoas vivam melhor, e cada um possui um conceito diferente do que é uma boa experiência em moradia.
Faz todo sentido que as imobiliárias entrem no hall dessa jornada de inovação e empoderamento, por meio da tecnologia, para que todas as preferências de interface com o cliente sejam contempladas e entreguem a melhor experiência possível, elevando todo o ecossistema a outro patamar.
Qual a principal vantagem do QuintoAndar em relação às imobiliárias tradicionais? Há perspectiva de ainda mais inovação nos próximos meses?
Não existe uma relação de vantagem e desvantagem. As imobiliárias são peça importante no ecossistema de transação de imóveis, o que nos motivou a investir consistentemente em um conjunto de inovações e soluções tecnológicas para empoderá-las, possibilitando mais liquidez e transações.
Essa visão tem sido exercida há algum tempo, por meio de aquisições para a oferta de novos produtos. Em março de 2021, incorporamos a Casa Mineira e seu portal de classificados, aumentando a visibilidade e a geração de demanda para suas mais de 4 mil imobiliárias parceiras.
Em setembro, adquirimos a fintech Atta, que oferece aos clientes do QuintoAndar e de imobiliárias parceiras meios de facilitar e agilizar o acesso a crédito em financiamentos de moradia. Em dezembro, trouxemos a startup Velo ao nosso grupo, que nos permitiu estender às imobiliárias o nosso serviço de pagamento do aluguel garantido ao proprietário, independentemente do pagamento do inquilino.
Finalizamos 2021 com a aquisição das operações imobiliárias do Grupo Navent, consolidando a holding QuintoAndar em seis países da América Latina, e cuja expertise e produtos otimizam o dia a dia das imobiliárias com tecnologia, dando-lhes tranquilidade para focar no que fazem de melhor: ajudar as pessoas a encontrarem sua nova casa.
Sobre os próximos meses, continuaremos a fazer o melhor uso da inovação, que faz parte do nosso DNA, para acelerar as oportunidades de negócios para os players do setor, sempre unindo tecnologia e humanização para dedicar toda atenção e cuidado que a moradia realmente merece.
Com o panorama de mercado em 2021, muitas startups se capitalizaram e até chegaram a realizar ofertas de ações na bolsa (IPO). Como foi o impacto da melhora de investimento em startups por parte do QuintoAndar? Há planos de um IPO?
O cenário de isolamento social movimentou o mercado da tecnologia como nunca antes, uma vez que pessoas e empresas tiveram que se adequar brevemente a processos digitais.
Isso contribuiu para que as startups crescessem muito rapidamente, o que vemos como algo positivo, porque além dos ganhos para a sociedade, que usufrui dos serviços e produtos, o mercado ganha mais corpo, amadurece, ganha competitividade e mais visibilidade Brasil afora.
Quanto ao IPO, enxergamos como mais um passo na jornada de ajudar as pessoas a viverem melhor, e não queremos que isso se torne uma distração ou destino para o que temos que fazer. É um movimento que está em nossos planos para o futuro, mas não neste ano, em que temos outras prioridades, como a expansão da marca no Brasil e internacionalmente e o fortalecimento da parceria com imobiliárias.
Considerando que o QuintoAndar já figura como uma das maiores do segmento na América Latina, quais são as próximas metas da companhia com o rebranding e a expansão dos negócios?
Queremos reforçar cada vez mais a nossa posição como destino de moradia. Neste momento, nos empenhamos em levar as soluções do QuintoAndar para mais cidades, espalhando a inovação para o mercado imobiliário do Brasil afora, sempre com toda atenção e cuidado que a casa merece.
Além disso, também miramos em soluções que envolvam outras etapas da jornada, além do transacional.
Também é nossa prioridade fortalecer a parceria entre a marca e as imobiliárias, que são uma parte importante do ecossistema para a construção de uma experiência positiva e completa para o cliente.
Por fim, estamos direcionando esforços para a inauguração do nosso Centro Tecnológico em Portugal, que nos permitirá alcançar ainda mais talentos pelo mundo para contribuir em nossa missão de abrir portas para o morar melhor.
O que o QuintoAndar tem a falar para o seu futuro cliente?
Lá atrás, abrimos portas para que a tecnologia fizesse parte do morar. E, por meio dela, simplificamos e desburocratizamos a experiência tanto de quem busca por um novo lar, quanto de quem quer alugar ou vender um imóvel.
Hoje, como a maior plataforma de moradia da América Latina, podemos dizer que nossa missão vai muito além de um transacional bem-sucedido. O morar se tornou boa parte do nosso viver e passamos a olhar a casa também da porta para dentro.
Por isso, queremos cuidar da moradia com o nível de importância que ela realmente merece e empoderar todo o ecossistema do mercado imobiliário para que caminhemos juntos nessa missão. A tecnologia segue central em nossa essência, pois é ela que torna possível as inovações que sonhamos.
Acreditamos que, quando somos felizes em casa, podemos ser mais felizes na vida, e assim consolidamos o nosso propósito de abrir portas para o morar melhor.
Sobre o QuintoAndar
O QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina. A companhia tem atualmente mais de 150 mil contratos e R$ 80 bilhões em ativos sob administração, operando em mais de 50 cidades no Brasil. Com a aquisição do grupo Navent, em dezembro de 2021, passou também a ter atuação na Argentina, no Equador, no Panamá, no Peru e no México.
Fonte: Suno