O ritmo da atividade de fusões e aquisições (M&A) nos últimos anos quebrou todos os recordes com mais de 40.000 negócios anunciados globalmente em 2021. No entanto, menos de 50% dos negócios de M&A acabam por entregar o valor prometido.
Por quê? Porque uma vez que os papéis são assinados e as notícias são anunciadas, o negócio parece feito – até que os investidores vejam através dele e façam as ações caírem.
O que está faltando nesses acordos de M&A fracassados ??é a cascata necessária de julgamentos e ações conectadas que devem ser gerenciadas muito antes do anúncio do acordo e muito depois. Sem ele, a visão original do negócio provavelmente nunca se concretizará.
Não precisa ser assim.
Adquirentes bem-sucedidos percebem que o preço de compra deve ser igual ao valor prometido – ou o negócio é puramente uma tática de relações públicas que não beneficia ninguém. Para fazer um acordo que seja vantajoso para ambas as partes, identificamos cinco elementos consistentes que qualquer negociador pode implementar:
Crie uma lista de observação de alvos prioritários. A maioria das empresas não possui uma estratégia proativa de M&A. As equipes são reunidas rapidamente para realizar a diligência de forma reativa em um período de tempo comprimido, enquanto os CEOs e banqueiros negociam o preço. Adquirentes preparados sabem o que querem — e por quê. Eles entram em diligência para testar hipóteses sobre como criarão valor para que suas avaliações sejam sensatas e possam iniciar o planejamento da integração.
Leve o Dia do Anúncio a sério. Embora a maioria dos anúncios seja cuidadosamente encenada, para muitas empresas, é uma dura surpresa. As reações dos investidores tendem a ser corretas e um mau começo geralmente leva a perdas ainda maiores ao longo do tempo. As suposições feitas nos modelos de avaliação tornam-se promessas quando você paga pelo negócio.
O Dia do Anúncio serve como a dobradiça sobre a qual o negócio está suspenso. Naquele dia fatídico, todas as partes interessadas estão ouvindo atentamente uma lógica convincente, um plano e se o negócio vale o preço. Se não for, as ações do adquirente caem – e os acionistas (e funcionários) sentem a dor imediatamente.
Faça do planejamento de integração inicial uma prioridade. Por natureza, uma aquisição cria algo novo. Poucas das decisões de planejamento pré-fechamento são rotineiras. Os adquirentes podem enfrentar todo o espectro de preocupações: desde a implementação de novos sistemas de gestão empresarial até o que acontece com os horários das sextas-feiras de verão.
Durante esse processo, os líderes devem banir a incerteza sobre a estrutura, cadência e decisões necessárias para um Dia 1 impecável e execução pós-fechamento. Isso inclui o desenvolvimento de planos de transição de liderança e funcionários que impulsionam a transferência de conhecimento para criar a operação efetiva dos negócios à medida que os funcionários assumem suas novas funções.
Gerencie mudanças e construa a cultura certa. Combinar duas entidades para fazer uma melhor é difícil. É preciso responsabilidade, responsabilidade, compromisso e clareza para que os funcionários estejam preparados para as mudanças na forma como o trabalho será feito.
Você está emprestando confiança que ainda não conquistou. Embarcar em uma grande transação significa inspirar e construir confiança com seu conselho, investidores, funcionários (de ambos os lados), clientes e outras partes interessadas cruciais.
Impulsione a excelência em toda a execução. M&A envolve risco substancial. Compreender todas as partes móveis da visão até a integração pós-fechamento requer uma liderança capaz e uma forte capacidade de execução desde o início.
Seguir essas cinco etapas como uma cadeia de ações conectadas é necessária para que qualquer negócio seja bem-sucedido.
As fusões e aquisições bem-sucedidas têm sido uma ferramenta valiosa para ajudar as empresas a crescer, alcançar, alcançar e desbloquear valor além de seus meios orgânicos atuais. Mas no mercado altamente volátil de hoje, os negociadores não podem se afastar após um aperto de mão de um dia.
Capacitados com essas cinco etapas comprovadas, os negociadores vencerão as probabilidades e triunfarão com um acordo que perdura como um ganha-ganha para todos.