O Prêmio Impacto por Todas, iniciativa do Todas Group em parceria com o Pacto Global da ONU e Projeto Florada da 3 Corações, selecionou seis mulheres vencedoras à frente dos projetos com ações sociais sustentáveis e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
As vencedoras foram Danielle Bezerra, empreendedora e organizadora do Nasa Space Apps Challenge; Dani Junco, founder e Ceo da B2Mamy; Katiana Pena, fundadora do Instituto Katiana Pena; Karla Meura, idealizadora do Projeto Co-missão de Igualdade Racial na OAB/RS; Pollydiana Salazar, criadora do Projeto Social Mover e Sirlene Jesus Santos Azevedo de Melo, idealizadora do Sabores do Quilombo.
A iniciativa, que recebeu mais de 600 indicações selecionou seis ações de mulheres que impactam positivamente a sociedade com iniciativas de diversidade e inclusão e que estivessem de acordo com quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: saúde e bem-estar, educação de qualidade, equidade de gênero e redução das desigualdades, além de considerar fatores de representatividade/interseccionalidade.
“Foi incrível a quantidade de projetos e de pessoas interessadas, mas, acima de tudo, verificar a capacidade de mulheres tão distintas criarem projetos capazes de fomentar um mundo mais igualitário e melhor”, diz Tatiana Sadala, cofundadora do Todas Group.
De aplicativo como o NASA Space Apps Challenge; passando por ações sociais diversas, que visam alavancar o desenvolvimento comunitário e gerar renda para as mulheres, reduzindo a desigualdade e aumentando a representatividade delas no espaço institucional.
Ou de escolas de dança em comunidades ao uso da advocacia como instrumento de transformação social, e até um Hub de inovação family friendly dedicado a tornar mães líderes e livres economicamente, os seis projetos estão em andamento há mais de um ano – como previsto na seletiva.
As vencedoras recebem o selo “Mulher Impacto por Todas” do Pacto Global da ONU 2022, convite para ser Conselheira do Comitê Social do Todas Group, junto ao Pacto Global da ONU, curso gravado sobre “Como Construir uma Iniciativa de Impacto Social” para plataforma do Todas Group e Troféu de Reconhecimento 2022.
“Reconhecer e se inspirar em quem já faz ações voltadas para isso é uma maneira de incentivo tanto para novos projetos, como para a promoção de parcerias entre empresas e comunidades”, diz Sadala.
A iniciativa contou com o apoio do Projeto Florada, criado pela 3 Corações, que valoriza o trabalho de cada produtora de café do Brasil e inspira toda mulher a realizar os seus sonhos, seja na cafeicultura ou onde ela quiser, e de empresas como L’oreal, Johnson & Johnson, Tim, Tecnored, Cetelem, Petronas, PWC Brasil, Universal, Difusa Fronteira, Subsea7 e Omni.
Fonte: Exame