Muitos fundadores perguntam: “Quando é o momento certo para contratar investidores de capital de risco?” A resposta específica para isso varia de acordo com a empresa, mas sempre tenho certeza de lembrá-los de que, assim que eles recebem dinheiro de Venture Capital, o relógio começa a contar.
Isso vale não apenas para os VCs, mas também para os investidores-anjo. Assim que um fundador assume investidores anjos ou VC, eles estão sob certas expectativas para realizar e expandir os negócios rapidamente.
Por exemplo, se você demorar para aumentar a próxima rodada, cumprir metas de crescimento e outras expectativas, é fácil ser imediatamente descartado como um fracasso. Esse cronograma dura cerca de 18 meses no máximo, portanto, se você não tiver certeza de que poderá atingir as metas de crescimento e continuar no cronograma de financiamento esperado, provavelmente não está pronto para aceitar investidores de risco.
Essa pressão pode mudar a maneira como os fundadores operam seus negócios e pode forçá-los a estruturas e mentalidades de incentivo potencialmente insalubres. O objetivo do financiamento de risco é capitalizar o negócio para alcançar um crescimento estratosférico. Os VCs esperam grandes retornos sobre o investimento, portanto, mesmo um múltiplo de 5x na saída pode ser considerado um fracasso por seus investidores, que podem estar buscando retornos de 10 a 100x.
O objetivo deste artigo não é afastar os fundadores das verificações de risco – muito pelo contrário.
Há bons momentos para assumir capital de risco e há momentos em que você pode ser muito cedo e o bootstrap faz mais sentido. Afinal, os investidores adoram ver startups que construíram a base necessária para o crescimento que os VCs esperam.
A mensagem para os fundadores realmente é esta: seja calculado sobre quando você decidir seguir o caminho do empreendimento. É melhor tomar seu tempo com antecedência e entrar nesses negócios com a garantia de que você será capaz de atender às demandas e expectativas que acompanham os investidores de risco na mesa de capitalização.