Outro dia estava andando no centro. Tinha lá uma galeteria autointitulada a melhor da cidade. Lembrei de uma churrascaria com aparência bem carente, em outro lugar, também com letreiro de a melhor da região.
Será que esse tipo de pretensão ajuda, ou atrapalha?
Pesquisas
Tudo depende de quem está afirmando isso.
Se a marca é de fato a mais rápida, a mais confortável, a mais isso ou aquilo, e tem uma pesquisa que comprove, ajuda sim.
Desde que:
- A pesquisa seja relevante, feita por alguma organização acima do bem e do mal.
- A característica, assinalada como a melhor, de fato faça diferença pro cliente.
E agora vou acrescentar o 3º “desde”: desde que a afirmação seja crível, pareça de fato fazer sentido. Um tênis com design antigo, feito de materiais com aparência pesada, por mais pesquisa que diga que é o melhor pra corredores, dificilmente vai convencer o cliente.
O que a imagem transmite
Falemos sério: a tal galeteria pálida e com aparência descuidada vai conseguir convencer alguém de que é a melhor? Pode até ser que seja. Mas será que alguém vai acreditar? Dá pra acreditar que o personal fora de forma seja o profissional mais indicado pra te preparar pra próxima olimpíada da sua modalidade preferida?
De novo: pode ser que seja sim. A questão é a gente acreditar nisso.
E – já que as aparências nem sempre enganam – a chance de aqueles autoelogios não serem verdadeiros é enorme.
Pretensão e o hamburger do Madero
Afirmações sem pesquisa são apenas gritos de guerra.
E geram ruido. Se a marca utiliza uma mensagem ou anúncio ou letreiro alegando superioridade em alguma funcionalidade, mas não tem a referência, não tem a garantia da afirmativa.
Tem clientes mais inocentes, e com enorme boa vontade, que acreditam em slogans que falam da superioridade. Mas uma montanha de gente acaba desconfiando. E aí o efeito é duplamente negativo: primeiro porque essas maluquices elevam o grau de expectativa a níveis difíceis de serem atendidos. E segundo porque parecem atitudes enganosas.
Qual pesquisa deu ao Madero o título de melhor hamburger do mundo? Uma pesquisa feita pela família dos donos do Madero?
Efeito contrário
No final da história, dizer que a sua marca é melhor, a mais isso, a mais famosa mundialmente, a marca das galáxias (omiti uma palavra por total respeito aos ilustres leitores), pode chamar a atenção e forçar certa admiração. Mas sem comprovação e sem consistência acaba parecendo balela.
Pode dissolver a credibilidade e funciona de forma inversa. Além de – independente de qualquer coisa – gerar um nível de expectativa com enorme potencial de frustração.
Clientes hoje preferem aquilo que se comprova. E pretensão não se comprova.
Se você quiser comentar, questionar, elogiar (tomara!), falar da sua experiência sobre o tema, entre em contato comigo através do email igdal@ism.com.br