Os fundadores proativos podem enfrentar o ambiente econômico turbulento pendente. Eles devem navegar em um campo minado fiscal cheio de paradoxos, como diminuição da pista versus crescente pressão de vendas, ou fornecedores forçando aumentos de preços enquanto os investidores pressionam pela lucratividade.
A estagflação surge no horizonte, uma mistura ameaçadora de desaceleração do crescimento, aumento do desemprego e preços de insumos persistentemente mais altos (inflação). Ao todo, a estagflação é uma receita tóxica para as finanças da empresa, especialmente para empresas em estágio inicial ainda não totalmente dimensionadas e lucrativas.
O que é diferente na versão atual da estagflação em relação à de décadas passadas é o aumento da complexidade. O Banco Central pode tentar esfriar a economia aumentando as taxas de juros para tornar os gastos das empresas e dos consumidores menos atraentes. No entanto, o governo brasileiro é impotente para lidar com questões inflacionárias da cadeia de suprimentos global, como escassez de produtos.
O que os fundadores podem fazer? Aqui estão quatro ações a serem tomadas imediatamente:
Reduza sua dependência de financiamento externo
Se você tem um caminho para a lucratividade agora, pegue-o. Você também deve considerar outras táticas para estender a pista, como dívida de risco e linhas de crédito com preços razoáveis. O gerenciamento inteligente de caixa será fundamental – renegocie as condições de pagamento líquido com fornecedores e clientes.
Certifique-se de que você está aproveitando todos os créditos fiscais e gerenciando adequadamente o pedido ao dinheiro. Se você ainda precisar de fundos extras, reconheça que os múltiplos de avaliação foram afetados pelas condições econômicas atuais.
Reavalie todas as premissas de negócios
Indo para a estagflação, suas premissas anteriores para prever a demanda de produtos, preços, custos, vendas, salários e disponibilidade de mão de obra não são mais válidas. Tudo está em fluxo, então repense todas as suposições.
Confie nos dados mais recentes de vendas e custo das mercadorias vendidas das últimas semanas e nas indicações de seus clientes e fornecedores no futuro. Analise cuidadosamente essas informações com suas equipes de vendas e operações para identificar mudanças nos comportamentos de demanda e oferta.
Faça questão de revisar seus dados a cada duas semanas e seja cauteloso, mas rápido, ao alterar seus fundamentos de negócios.
Gerencie o psicológico e as expectativas de suas equipes
Seu pessoal é um elemento crítico para escalar seu negócio com sucesso. Todos enfrentarão tempos difíceis pela frente. Como founder, você deve demonstrar empatia e fornecer aos funcionários transparência sobre o verdadeiro estado de seus negócios e o contexto do que você pode e não pode fazer.
Você precisa agir rapidamente caso surjam problemas relacionados a má gestão e cultura ruim. Um ótimo ambiente de trabalho é o que vai sustentar e reter a equipe mesmo que os salários, aumentos, bônus e outros incentivos estejam suspensos.
Crie mais oportunidades para reunir as pessoas, além de garantir encontros regulares com os gerentes.
Tenha obsessão por qualidade e bom atendimento ao cliente
As empresas com excelentes produtos que abordam os problemas reais do cliente com um alto ROI do cliente vão sempre se destacar. Elas podem prosperar apesar de ambientes econômicos desafiadores. Certifique-se de que este é o seu negócio, mantendo-se próximo às necessidades de seus clientes, entregando consistentemente um produto melhor e respondendo rapidamente aos tickets de suporte.
Essa orientação pode parecer óbvia, mas é chocante a frequência com que as empresas em estágio inicial cometem o erro de deixar de lado o feedback do cliente e negligenciar essas funções-chave.
É sempre difícil ser um fundador, e ainda mais difícil neste ambiente. Todos, de seus executivos a funcionários, clientes e parceiros da cadeia de suprimentos, estão procurando por você para orientação e segurança. Como uma mão firme no volante do seu negócio, você pode colocar o que está acontecendo em contexto sendo otimista e realista.
Haverá decisões difíceis em torno de pessoal, gestão e estratégia de produto. Adquira essas decisões e explique claramente o raciocínio por trás delas. Persevere, mantenha-se forte e totalmente atualizado sobre o que está acontecendo em sua organização e em seu ecossistema. Você vai superar isso.