Foi preciso uma perda de US$ 22,7 bilhões para fazê-lo, mas finalmente o SoftBank ofereceu algo visivelmente ausente do atual ciclo de investimento em unicórnio: um verdadeiro mea culpa de um investidor reconhecendo que talvez eles tenham deixado o FOMO e as avaliações se anteciparem. .
Na segunda-feira, o CEO do SoftBank, Masayoshi Son, fez tal admissão após a divulgação dos últimos resultados trimestrais da empresa, que foram os piores de sua história.
“Quando estávamos obtendo grandes lucros, fiquei um pouco delirante e, olhando para mim mesmo agora, estou bastante envergonhado e com remorso”, disse Son em entrevista coletiva. A startup de longa data, high-roller, prometeu reduzir os custos operacionais e aumentar a disciplina para novos investimentos.
Certamente os números eram ruins o suficiente para justificar alguma reflexão. O SoftBank Vision Fund 1 registrou um prejuízo líquido realizado de US$ 22,7 bilhões, já que muitas de suas participações mais icônicas, incluindo Uber, WeWork e DoorDash, sofreram quedas acentuadas trimestralmente nos mercados públicos.
Para seu mais novo Vision Fund 2, o SoftBank observou que “o valor justo de muitas empresas de investimento privado diminuiu devido ao declínio nas avaliações das ações”. Um caso em questão é a Klarna, a plataforma compre agora, pague depois que recentemente fechou com novos financiamentos depois de reduzir sua avaliação em 85% em relação ao ano passado.
Por que admitir o erro é raro?
Agora, é claro, as perdas no jogo de investimento em startups estão longe de ser raras. Uma clara maioria das empresas financiadas vai à falência. Investidores de risco novatos e veteranos têm anos ruins e retornos de fundos ruins.
Mas, em geral, eles tentam não falar sobre isso. Uma razão pela qual a admissão de erro é tão rara no setor de capital de risco é por causa de uma regra tácita do negócio: não se fala mal de empresas de portfólio.
As críticas às empresas do portfólio são mais desaprovadas quanto maior a participação que se detém. Os investidores aconselham a administração, divulgam os sucessos da empresa e, quando possível, tomam assentos no conselho. Seu papel é o de impulsionadores, não de críticos. E devido à natureza de longo prazo dos investimentos em startups, os investidores normalmente ficam presos a esse papel por muitos anos.
Nos mercados públicos, no entanto, os mesmos laços de lealdade não se aplicam. Um investidor que azeda na gestão pode descarregar ações com apenas alguns cliques. Existe até uma categoria de investimento inteira – venda a descoberto – para aqueles que não querem fazer nada além de criticar o desempenho da empresa.
Assim, uma vez que as empresas do portfólio e seus concorrentes mais próximos atingem os mercados públicos, não é mais possível proteger sua imagem como unicórnios voadores. Os números falam por si.
Veja o WeWork, que é sem dúvida o investimento mais famoso do Vision Fund. Em seu tempo como empresa privada, o provedor de instalações de coworking levantou US$ 10 bilhões em financiamento de capital de risco e quase US$ 10 bilhões em financiamento de dívida. Foi recentemente avaliado em US$ 3,8 bilhões – o que é claramente mais de US$ 6 bilhões a menos do que o dinheiro que os investidores investiram nele.
Neste ponto, há muito pouco que possa ser dito além disso, bem, qualquer um que apoiou a empresa em sua avaliação de US$ 47 bilhões parece, em retrospecto, meio delirante.