A Farma Ventures , projeto idealizado pela Farmácia Indiana e pela Rede Drogal, quer arrecadar R$ 4 milhões em cinco anos e viabilizar o desenvolvimento de 30 startups que tenham sinergia com o varejo farmacêutico. A projeção foi anunciada na última semana, em evento de lançamento que atraiu mais de 70 potenciais investidores na capital paulista.
A venture builder nasce como uma S.A. de capital fechado e com a proposta de ser uma alternativa aos investimentos tradicionais em startups. “Ao contrário de aceleradoras, incubadoras e venture capitals, que apenas injetam recursos em novas empresas na fase inicial, esse modelo é voltado a startups já existentes e disponibiliza monitoria integral na gestão administrativa, financeira, contábil, de vendas e marketing”, ressalta Marcos Knosel, CEO da Farma Ventures.
O aporte total será reunido em três diferentes lotes com 20 cotas de R$ 50 mil, R$ 63 mil e R$ 88 mil. “Já abrimos negociação com dez empresas interessadas em submeter seus projetos”, antecipa Paulo Justino, CEO da gestora FCJ Venture Builder, responsável pela operação do projeto em parceria com a empresa de investimentos Top Capital.
Segundo o executivo, foram definidas quatro áreas para o desenvolvimento de projetos:
- Omnichanel – integração com o cliente por meio de mídias, operação de e-commerce, compre e retire e estruturação de mini CDs
- Inteligência de mercado – fluxo de pessoas para estudo de ponto (geomarketing), espaços disponíveis para aluguel, mapeamento e acompanhamento de preços dos concorrentes
- Melhoria na gestão de preços e estoque – elasticidade de preços, share, massa de margem e flutuação de preços da concorrência
- Melhoria nas operações de outros canais de venda – ferramentas para gestão de crédito, soluções para identificação dos clientes e para atendimento de PBM
“Além de estimular novas demandas de mercado e garantir estabilidade às startups, esperamos agregar soluções disruptivas ao canal farma e colaborar para reduzir as dores de cabeça e gaps do setor”, comenta Augusto Carneiro, diretor da Top Capital e vice-presidente do Conselho de Administração da Farma Ventures. “Vamos estabelecer um elo seguro entre investidores-anjos, empresas novatas e duas redes com atuação sólida e 330 lojas em quatro estados – Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo”, complementa.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Foto: Marcos Knosel, CEO da Farma Ventures e Augusto Carneiro, diretor da Top Capital e vice-presidente do Conselho de Administração da Farma Ventures