Projeto terá cursos desenvolvidos pelas próprias consultoras e por profissionais internos e do mercado. Primeira fase ajudou a aumentar a produtividade das empreendedoras em 148%
A Natura colocou no ar recentemente uma escola de negócios específica para as mais de 1,3 milhão de empreendedoras que atuam com venda direta em seu ecossistema. Destas, 558 são franqueadas das lojas Aqui Tem Natura. Batizado de “Ciranda Natura, Escola de Negócios com Afeto”, o projeto tem o objetivo de profissionalizar as revendedoras e franqueadas de forma mais personalizada, atendendo as necessidades específicas de cada uma. A novidade foi antecipada a Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
O projeto é uma evolução do Consultoras Treinadoras, anunciado no ano passado, e que tem como objetivo construir educação horizontalizada, com material elaborado e aplicado pelas próprias consultoras ensinando técnicas de vendas para suas colegas. De acordo com a Natura, já são mais de 100 consultoras treinadoras, que ganham para participar dessa ação, com potencial para chegar a 400.
No primeiro ano do projeto, as consultoras e franqueadas que participaram do treinamento tiveram aumento médio de produtividade de 148% e chegaram a dobrar os ganhos, de acordo com a empresa. Só entre janeiro e agosto deste ano, 406 mil empreendedoras acessaram os treinamentos.
O foco da nova fase do projeto, que não teve o investimento revelado, é ampliar a profissionalização das consultoras e, consequentemente, as vendas e o tíquete médio de cada uma. “Obviamente tivemos mais procura na pandemia pela venda direta, mas o nosso foco não é aumentar o canal — até porque temos uma proporção de demanda com consumidores —, mas fortalecer as vendas de quem está dentro da nossa rede, fazê-las crescer”, explica Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura.
Os norteadores para essa estratégia têm sido dois índices desenvolvidos pela empresa. O primeiro analisa a qualidade de vida da empreendedora durante a parceria com a Natura: o IDH-CN (Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras Natura) foi criado em 2014, inspirado no Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e analisa as dimensões de saúde, conhecimento e trabalho. A partir dos resultados, a empresa define estratégias para construir soluções sociais de acordo com as necessidades delas. Já foram conduzidas cinco medições do IDH no Brasil e uma na América Hispânica, sendo a última em 2019, que registou um avanço de 3,1%.
O segundo índice é o IP&L (Lucros e Perdas Integradas), que mede e reporta os efeitos socioambientais da operação. “Uma das coisas que medimos é a renda da consultora, e temos experimentado um aumento”, afirma Leão.
Os cursos desenvolvidos pelas consultoras farão parte da Ciranda Natura, mas o projeto também terá conteúdo feito por especialistas em desenvolvimento e capacitação, tanto internos como externos. As aulas poderão ser acessadas de forma presencial ou virtual, por meio de uma plataforma digital.
Entre os temas, estão introdução ao empreendedorismo, mundo digital, trilhas de influência digital e conhecimento específico em produtos e linhas de tratamento da marca. Algumas certificam as consultas com diplomas. “As consultoras que passam a empreender como donas de franquias demandam por materiais ainda mais completos em termos de gestão de negócios”, explica. A franquia Aqui tem Natura é gerida por consultoras, que passaram pela venda direta, e são convidadas a abrir lojas para abastecer outras representantes em suas regiões.
Leão, afirma que, mais do que ensinar técnicas, o objetivo é aprimorar competências comportamentais, sociais e de autoconhecimento. “Além de alavancar novos talentos e oferecer condições para nossa rede potencializar seu negócio, nosso objetivo é ensinar essas mulheres a se reconhecerem como empreendedoras e assumirem o papel e o espaço social que elas merecem”, afirma.
Assim como a Natura, diversas empresas que trabalham com venda direta têm reforçado a capacitação e educação financeira de suas consultoras. O Boticário, Quem Disse, Berenice? e Hinode também têm investido em plataformas próprias ou na contratação de conteúdo externo para a aplicação desses treinamentos.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em 2021, existiam quatro milhões de consultores de venda direta no Brasil. Deles, 52% atuavam com cosméticos e cuidados pessoais; mais da metade (57,8%) eram mulheres; e 35,8% tinham entre 30 e 40 anos. Quase metade (49,6%) tinha o ensino médio completo ou superior incompleto.
Segundo a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas (WFDSA), o Brasil é o sétimo maior mercado mundial do setor, representando mais de US$ 7 bilhões.
Fonte: Revista PEGN