A GlaxoSmithKline (GSK) irá investir no segmento oncológico na América Latina
.Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente da farmacêutica na região, César Rengifo, afirmou que a companhia prioriza três lançamentos nessa divisão. Para o Brasil, serão lançados dois remédios ainda em 2020 e a empresa visa o fornecimento para o governo.
Atualmente, a GSK possui 11 estudos clínicos em fases I e II na América Latina, focados em doenças como câncer, HIV, lupus síndrome de sjorgen, hipertensão pulmonar e até mesmo vacinas. “Outra vacina que deve ser lançada no Brasil e na América Latina é voltada ao tratamento da herpes zóster. Essa vacina já está no mercado norte-americano. O nosso planejamento é iniciar essa imunização na América Latina em até três anos”, ressaltou Rengifo.
Apesar de o mercado brasileiro ser maior, as regras para aprovação na Argentina são mais ágeis. Por isso, os lançamentos devem chegar inicialmente no país vizinho. Atualmente, a GSK mantém quatro fábricas (Argentina, Brasil, México e Panamá). A planta brasileira é focada para a área de consumo, enquanto a argentina é divida entre essa área e a de medicamentos.
Na região, a farmacêutica registrou um faturamento de R$ 7 bilhões, um crescimento de 17% se comparado com 2018. 50% dessa receita vem do Brasil. “O país tem potencial para dobrar o faturamento em quatro a cinco anos, muito puxado pela área oncológica”, afirmou o executivo.
No país, as vendas para os governos representam 50% da receita da GSK. “São tratamentos mais caros e por isso focamos no setor público. Essa parceria é fundamental para aumentarmos o acesso à saúde na América Latina. A nossa meta é, em seis anos, ser a principal companhia em geração de acesso na região”, afirmou.
Fonte:Panorama Farmacêutico