Plataforma de automatização de acordos judiciais acaba de levantar rodada seed para desenvolver solução de predição de jurimetria
A Kor Solutions, uma startup que aplica inteligência artificial para acelerar os acordos judiciais entre empresas e consumidores, acaba de levantar R$ 3,5 milhões em uma rodada seed com a participação de GV Angels, Urca Angels, Gávea Angels e Anjos do Brasil. A captação pode ainda ser estendida para R$ 4,5 milhões dentro dos próximos seis meses, a critério da startup.
Com uma tecnologia que permite monitorar em tempo real as ações protocoladas em tribunais e checar a política de acordo de grandes companhias, a Kor consegue reduzir para uma média de 24 horas a solução de conflitos que, no judiciário, levariam até 18 meses. O encurtamento do período poupa até 75% dos gastos que as companhias têm com custas processuais e outras despesas no departamento jurídico.
“Dos custos que uma grande companhia tem com um processo judicial, um dano que muitas vezes não é tão óbvio é com o marketing. Não é saudável ter um detrator falando mal dela por aí”, diz Victor Aracaty, cofundador e CEO da Kor.
“Cada processo que uma companhia recebe pode custar até 5x mais do que o valor da condenação. É do interesse da companhia resolver o quanto antes. E isso requer um fluxo muito bem estabelecido pra não ter gargalos”, complementa.
Na Kor, a resolução pode acontecer em poucos minutos. Neste meio tempo, o robô da lawtech consegue identificar o registro de um processo, checar a política da empresa cliente para o caso em questão e enviar uma proposta para o consumidor que se sentiu lesado, e seus advogados, via email ou SMS. Se o autor da ação aceitar, o pagamento é feito logo em seguida ou em até 24 horas — as companhias que contratam a Kor podem solicitar também um serviço de crédito, quitando os valores dos acordos apenas uma vez, ao fim do mês.
Neste modelo, a Kor já tratou de mais de 200 mil conflitos entre empresas e consumidores, judiciais e extrajudiciais, que representam mais de R$ 3 bilhões negociados em processos dentro da plataforma. Em média, a startup consegue contato com 92% de quem protocola ações no judiciário. Destes, 85% aceitam as propostas.
Atualmente, a Kor atende 25 grandes empresas. São varejistas de vestuário e material esportivo, agências de viagem, companhias aéreas, bancos e instituições financeiras e até os próprios escritórios de advocacia — que usam a plataforma para receber alertas de processos envolvendo seus clientes. Pela cláusula de confidencialidade, os nomes não podem ser compartilhados.
O modelo de remuneração permite uma personalização do produto. Um valor fixo é cobrado a cada processo que a Kor identifica e alerta o cliente. Depois disso, a companhia pode optar por contratar ou não a solução de resolução de conflitos, pelo qual só é taxada quando e se o acordo for aceito. Um terceiro serviço inclui o crédito: a plataforma adianta o pagamento para incentivar o consumidor que se sentiu lesado a aceitar a proposta — a companhia cliente só paga no fim do mês.
Recentemente, a startup lançou também um serviço de cobrança e recuperação de crédito. O Quitei já negociou mais de 350 mil contratos, melhorando as condições para que consumidores possam pagar suas dívidas. Nesta vertical, a plataforma tem cerca de R$ 450 milhões sob gestão para recuperar.
Com o novo cheque, a Kor quer contratar um time de comercial — até hoje, a aquisição de clientes aconteceu de forma orgânica — e investir no desenvolvimento de novas tecnologias, em especial, criar uma plataforma preditiva de jurimetria. A ideia é fazer a análise e previsão do comportamento dos juízes, em milissegundos, para antecipar o resultado de processos judiciais e entender melhor as chances de sucesso em negociações, tendo como referência a base de dados dos tribunais.
Fonte: Pipeline Valor