Depois de viver o dia a dia complicado em um canteiro de obras sem tecnologia, André Quinderé viu a oportunidade de criar uma startup que digitaliza processos da construção civil. Fundada em 2016, a Agilean oferece um aplicativo para a gestão de prazos e detalhes de planejamento, qualidade e custos das obras. Hoje, a startup também conta com A-VAL, uma assistente virtual capaz de responder dúvidas e entregar informações em tempo real pelo WhatsApp.
Formado em engenharia civil, Quinderé trabalhou em diversas construtoras e incorporadoras, participando de obras de diferentes tamanhos. Não demorou muito para o empreendedorismo bater na porta do engenheiro, em 2013. “Eu decidi que eu iria empreender com algo em que eu pudesse ter algum diferencial. Eu tinha muito conhecimento em planejamento, orçamento e controle de obras. Então abrimos uma consultoria chamada Aval Engenharia, com foco em melhorar a produtividade das obras com base em análise e dados”, conta.
Quinderé abriu o negócio junto aos sócios Lucas Oliveira, Juliana Quinderé e Vitor Arruda. Porém, assim que tiraram a consultoria do papel, eles logo notaram que não conseguiriam alcançar o impacto desejado. “Nosso trabalho era muito braçal, não dava para atender muitas obras. Depois de 20 ou 30 clientes, a capacidade do meu escritório acabava.”
Pensando que a melhor forma de escalar e diferenciar o negócio seria implementando tecnologia, os sócios começaram a deixar para trás as planilhas e os processos manuais. Primeiro, desenvolveram um software que apontava o avanço de obra em tempo real. Depois, otimizaram os dashboards e automatizaram a obtenção e gestão dos dados. Já com o novo nome, Agilean, a empresa foi construindo sua veia tecnológica de acordo com as necessidades que os empreendedores encontravam no dia a dia.
Outro ponto-chave na operação é o conceito de Lean Construction – herança de um processo japonês utilizado na indústria automobilística –, que tem como princípio o planejamento e controle dos processos para evitar gastos e aumentar a produtividade. A partir dele, a startup monta um cronograma de obras inteligente, que ajuda a prever problemas que geram atrasos na entrega ou encarecem o projeto.
Ao acessar gráficos e informações que indicam não-conformidades nas obras, a startup estima ser possível gerar uma economia de 5% no custo total da produção. Em uma obra de R$ 30 milhões, por exemplo, os custos podem ser reduzidos em R$ 2,4 milhões, já considerando os gastos com a implantação do sistema.
Para facilitar o uso da plataforma no dia a dia, a startup também desenvolveu a assistente virtual A-VAL. Funcionando por WhatsApp, ela fornece dados que antes precisariam ser acessados manualmente. Cada participante do projeto é convidado a compartilhar seus processos em andamento, por meio de um sistema de distribuição de tarefas. Os dados ficam disponíveis 24 horas por dia na plataforma e no WhatsApp. Segundo Quinderé, o uso do aplicativo de mensagens ajuda a atender aqueles quepreferem não criar um login ou não são familiarizados com outras tecnologias.
A plataforma da Agilean também permite criar checklists de inspeção, que são enviados diretamente para o WhatsApp do responsável pela qualidade da obra. Quando o processo tem pendências, o empreiteiro é notificado e recebe fotos dos itens reprovados para que haja avaliação. Diante de problemas, a assistente virtual da empresa também pode sugerir alternativas para que o prazo da obra seja mantido. “A nossa solução tem todo um espectro de gestão. Buscamos desenvolver algo simples e aderente à realidade das obras, para que os donos das empresas e trabalhadores tivessem tempo e pudessem interpretar as informações de forma a otimizar o tempo e facilitar o dia a dia”, explica Quinderé.
A meta para o futuro é expandir a atuação para outras áreas de apoio à obra, como a de suprimentos. Com mais de 6 milhões de metros quadrados digitalizados no país, a startup registrou crescimento de 300% em 2021 e espera crescer cinco vezes em 2022.
Fonte: Revista PEGN