Em painel realizado em evento, investidores trazem esperança para empreendedores do mercado de Venture Capital
O momento vivido pelo mercado das startups não é dos melhores, com o mercado e especialistas analisando um cenário de investimentos em baixa e poucas rodadas sendo realizadas. O denominado “Inverno das Startups” vem preocupando empreendedores por todo o mundo e deixando o sentimento de apreensão: será que a safra dos investimentos acabou? Mas os investidores preferem olhar para o futuro, o que começam a chamar de “Primavera das Startups”.
Na manhã de hoje, o hub paulista BHub organizou um evento que recebeu empreendedores e investidores desse mercado. Com um painel exclusivo para tratar desse assunto, especialistas do ecossistema debateram o momento atual e contaram suas expectativas para o futuro. Denominado de “O futuro do Venture Capital na América Latina”, o painel teve a participação de representantes de alguns dos principais fundos de investimentos do Brasil.
Falando sobre aporte de capital, Carol Lacombe, representante do Valor Capital Group, explica que o mercado não está parado, apenas em baixa. “Investimentos sempre existiram e sempre vão existir, só porque o mercado está em baixa não quer dizer que os negócios com startups vão acabar. O dinheiro está por aí, flutuando, uma hora ou outra ele aparece. Pode demorar, mas os investimentos sempre vão chegar”, comenta a executiva.
Tradicionalmente, o cenário de investimento de risco é visto pelos investidores com uma certa – e natural – apreensão. Por conta das crises vividas nos últimos anos, como a pandemia de Covid-19 e guerra na Ucrânia, por exemplo, o sentimento de certeza de sucesso passou a ser cada vez mais buscado por quem aporta. Para trazer esse sentimento, o empreendedor precisa estar cada vez mais preparado. Por isso, os palestrantes elencaram algumas das principais qualidades a serem observadas.
“É preciso ver a relação entre investidor e empreendedor como um casamento, precisa ser uma relação saudável. Então começamos com transparência, mostrando pro outro lado o que está sendo feito e o porquê. Uma boa comunicação também é necessária só de você estar junto de alguém, mostrando processo e ideias, passa a sensação de trabalho, que você está buscando seu objetivo. Mas é preciso ter barreiras, a relação entre as partes sempre gera uma intimidade, mas saber diferenciar negócios de amizade é muito importante, não se pode ter mágoas de ninguém, profissionalmente”, explicou Gustavo Ahrends, que representa a Norte Ventures.
Dicas dos investidores
Ao final do painel, os investidores levantaram alguns pontos que consideram fundamentais para aqueles que buscam por investimentos e precisam se portar na frente de investidores e começam falando de segurança: é preciso conhecer seus processos e seu negócio, ninguém deve conhecer melhor ele do que você. Saber reconhecer dias difíceis também é fundamental: momentos vem e vão, mas é preciso ter claro em sua cabeça que é apenas passageiro. Ainda tratando desses momentos, é preciso estar preparado, ter em seu negócio uma reserva de caixa para evitar apertos quando passar por uma maré ruim.
Fonte: Startupi