spot_img

23 franquias baratas para empreender sem funcionários a partir de R$ 4,5 mil

Confira opções de franquias para operar de forma autônoma ou que não precisam de funcionários

A decisão de abrir o próprio empreendimento parece ser uma aposta arriscada. Para quem não quer assumir um grande compromisso de imediato, uma ótima alternativa é investir em um negócio que não precise de funcionários, ou seja, o empreendedor atua sozinho, sendo responsável por todas as etapas do empreendimento.

Como a operação não precisa de funcionários, a maioria das redes tem o investimento inicial abaixo de R$ 100 mil, o que as caracteriza como microfranquias — também conhecidas como as franquias mais baratas do mercado.

Essa tendência, que ganhou força no início da pandemia, hoje faz parte do dia a dia de condomínios, hotéis, academias, supermercados, bares, lanchonetes e até mesmo em restaurantes. E para quem deseja ter um empreendimento individual, listamos abaixo 23 opções franquias. Confira:

Yes! Cosmetics

Desde 2000, a Yes! Cosmetics atua no segmento da beleza, com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios, investindo em alta qualidade e preços acessíveis. Em 2016, a marca entrou no franchising e já tem mais de 100 unidades em todo o Brasil. No modelo Cápsula, lançado em 2022, o franqueado pode trabalhar sozinho. O modelo é compacto para espaços de 3m², desenvolvido para ser inaugurado em galerias, estações de trem e supermercados. Com isso, apenas uma pessoa para o atendimento ao cliente e administração do caixa e estoque é o suficiente.

  • Investimento: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 10 a 15 meses

Airlocker

A rede de armários inteligentes foi fundada em 2019 para facilitar a vida das pessoas com a solução conveniente para recebimento de produtos 24 horas por dia, 7 dias na semana. Atualmente são 27 franquias em operação em condomínios e prédios residenciais e comerciais, tanto em portarias como em lavanderias, além de clubes, postos de combustíveis, co-working e co-living, grandes lojas, farmácias, shopping centers e academias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 71 mil em dois lockers padrão com 9 portas cada, já incluindo a taxa de franquia.
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 10 mil e R$ 20 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 18 a 21 meses

Elimp

A rede é especializada em limpeza, higienização e impermeabilização de estofados em geral, tanto residencial quanto comercial. O franqueado trabalha home based, não sendo necessário locar um espaço próprio para a negócio, e presta serviços de higienização e impermeabilização de estofados e couro, além de limpeza de carpete e colchões. Tudo é feito a seco, com maquinários especializados e de última geração. A marca conta com uma equipe experiente para dar todo o suporte necessário para o crescimento sustentável da rede.

  • Investimento inicial: a partir de 25 mil, já incluso o valor da taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 15mil
  • Prazo de retorno do investimento: 03 a 09 meses

Minha Quitandinha

Com o intuito de levar comodidade para o consumidor, a rede de mini mercados autônomos Minha Quitandinha opera com base no honest market (mercado honesto). As lojas atuam em complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra. Desta maneira, o empreendedor trabalha sozinho, sendo responsável apenas pelo gerenciamento do empreendimento, que conta com um suporte da rede. A marca, que apresenta uma atuação nacional, disponibiliza um portfólio com uma média de 700 produtos, que vão desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal.

  • Investimento: a partir de R$ 42 mil (inclui taxa de franquia e instalação)
  • Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 10 a 18 meses

CotaFácil

Maior rede de franquias de seguros e consórcios do Brasil, a CotaFácil nasceu em 2015 na cidade de Umuarama, no Paraná, com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que tem o desejo de se tornarem donos do próprio negócio. Hoje são mais de 207 unidades em operação e o franqueado é responsável por prospectar e atender o cliente, trabalhando de casa.

  • Investimento: a partir de R$ 13.997 mil, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80mil
  • Previsão de retorno: entre 6 e 12 meses

CleanNew

Criada em 2015, a rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, presente em 22 estados e também no exterior. Atua em formato home based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos ou aeronaves e podem ser realizados por apenas uma pessoa.

  • Investimento: a partir de R$ 59.900 mil (inclui taxa de franquia, container, máquinas e mobiliário)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 14 mil a R$ 30 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 6 a 12 meses

Santa Carga

A rede atua no segmento de WiFi marketing, com mídias que aparecem no totens que também carrega celulares, ou seja, além de disponibilizar Wi-Fi, o aparelho ainda veicula notícias e publicidade digital. Hoje a rede é a maior franquia de totens de celular do Brasil, presente em quase todos os estados do país, com mais de 360 operações, além de duas unidades no Paraguai.

  • Investimento inicial: a partir de R$19.900 mil (inclui taxa de franquia, instalação e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 8 a 18 meses

Mr. Fit

Pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, a rede oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. No modelo home office, o franqueado pode vender refeições congeladas sem sair de casa com a ajuda de aplicativos de entrega. Atualmente são 514 unidades em 26 estados brasileiros e a rede está em processo de internacionalização para fincar a bandeira na Europa e EUA.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.520 mil (inclui taxa de franquia, estoque inicial com 120 itens, 100 sacolas e primeiro frete grátis)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 2 a 20 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 12 meses

CredFácil

Com know-how de quase duas décadas, a rede atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados e tem como missão oferecer soluções financeiras a pessoas que necessitam de crédito. No modelo home based, o franqueado trabalha de casa e não tem custos com aluguéis. Atualmente conta com 1020 unidades por todo o Brasil.

  • Investimento inicial: A partir de R$ 19.997 mil, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

Otto Energy

A rede oferece serviços de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica para autoconsumo ou investimento, por meio da energia limpa, barata e simples, garantindo redução de custos e contribuindo para uma economia de baixo carbono. O franqueado não precisa de funcionário no modelo home based e fica responsável pela prospecção dos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29.500 mil no modelo home based, já com a taxa de franquia.
  • Faturamento médio mensal: R$13 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 5 meses

É Seguro Corretora

O Grupo É Seguro atua com mais de 14 segmentos como seguros, consórcios, seguro residencial, telemedicina, plano odontológico, recebimento de boletos via máquina de cartão de crédito. No site, pela ferramenta de e-commerce, o cliente realiza a contratação de vários serviços 100% online diretamente na companhia indicada pela empresa.

  • Investimento inicial: R$ 14,9 mil, já com taxa de franquia inclusa no valor
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 6 a 12 meses

Seld Lavanderia

A Seld Lavanderia é uma franquia que atua no segmento de prestação de serviços com lavanderias de autoatendimento. Com operação automatizada, basta o cliente seguir o passo a passo para utilização dos serviços, através de totens com os serviços disponíveis.

  • Investimento inicial: A partir de R$ 150 mil e ainda tem a opção de financiar as máquinas de lava e seca reduzindo assim o investimento inicial.
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil a R$ 25 mil, com margens que superam os 50%
  • Prazo de retorno do investimento: Entre 12 e 18 meses.

Stuqui Projetos 

A rede de franquias home based criada especialmente para engenheiros e arquitetos. Um dos grandes diferenciais da rede é que ela já entrega clientes para os seus franqueados, já que possui parceria com diversos bancos que redirecionam os seus clientes para a rede. A rede  trabalha em três setores: vistoria técnica, avaliação de imóveis e laudo de patologias. O franqueado pode realizar um, dois ou três serviços. Quanto maior o número de serviços que ele atende, maior também o seu faturamento.

  • Investimento inicial: R$ 25.444 mil
  • Faturamento médio mensal: : R$ 12 mil
  • Tempo de retorno:  3 meses

Torky

A franquia de reparo de instrumentos musicais de corda. A rede não precisa de funcionários e o franqueado passa por treinamento intensivo para trabalhar com o modelo de microfranquia, o case Torky, uma bag reparadora que inclui 50 ferramentas para  realizar cerca de 70 serviços como regulagem, troca de trastes, limpeza, blindagem e personalização.

  • Investimento inicial: R$ 18.800 mil
  • Faturamento médio  mensal: R$ 4 mil a R$ 8 mil
  • Tempo de retorno: 12 a 15 meses

Maria Gasolina Express 

A loja de conveniência gourmet para condomínios residenciais e empresariais. Por se tratar de autosserviço, no qual o consumidor realiza as próprias compras e as paga sem ajuda de atendente, não requer funcionários. O franqueado assume as atividades de fazer as compras e repor o estoque da loja, que é todo automatizado. Até a limpeza do local fica sob a responsabilidade do próprio condomínio, já estipulada em contrato.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil (é uma microfranquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno do investimento: em média 22 meses

300C Consultoria & Educação

Com mais de 20 operações no Brasil,a franquia é homebased e transforma o empreendedor em um especialista de negócios. Com as ferramentas oferecidas pela franqueadora, o empreendedor consegue, sozinho, fazer o trabalho de apresentação da marca que está voltada para a capacitação e educação de empresários, que desejam formatar ou acelerar a empresa, transformando-a em uma franquia de sucesso.

  • Investimento Inicial: a partir de R$ 35 mil (com taxa de franquia, estrutura, treinamento, suporte e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
  • Retorno do investimento: 6 meses

AF Crédito Soluções Financeiras 

Única franquia financeira a oferecer o modelo totem, um sistema de autocontratação de crédito consignado para aposentados, pensionistas, funcionário público e adiantamento de FGTS. A plataforma conta com contratação 100% diretamente no próprio totem, ou seja, sem a necessidade de funcionários onde o cliente faz toda interação digital e em poucos minutos consegue ter acesso ao serviço a ser contratado. O totem também conta com meio de pagamento onde o cliente final consegue pagar qualquer boleto com código de barras no cartão de débito ou parcelado no crédito em até 12 vezes.

  • Investimento inicial: R$ 47.900 no modelo totem, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil (faturamento bruto são as comissões auferidas)
  • Prazo de retorno do investimento: 6 meses

Cuidare

A rede de cuidadores conta com profissionais capacitados e treinados para levar um serviço de qualidade a pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, assim como pessoas em convalescença e no pós-operatório. O franqueado pode gerir o negócio sozinho, desde que seja capacitado como cuidador.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil a depender do tamanho da cidade, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: de R$ 54 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses

Premyer Franchising

A marca é especializada em impermeabilização de tecidos, estofados, tapetes e carpetes, além de sanitização de ambientes. Recém entrada para o franchising, a marca já possui 5 unidades e oferece treinamento aos franqueados, desta forma, ele pode cuidar de toda a operação por conta própria.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 31.000 mil já com a  taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: de R$ 7 a 27 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 6 a 18 meses

Sofá Smart

Especializada em serviços de limpeza, higienização e impermeabilização de estofados comerciais, residenciais e automotivos. A franqueadora dispões de treinamentos voltados tanto para a operação quanto para a gestão, capacitando o franqueado a gerir de forma autônoma a sua unidade.

  • Investimento inicial: R$16.900 mil, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 4 a 6 meses

Balcão Urbano

Uma franqueadora com marcas próprias de vários segmentos e que para a indústria e varejo, desenvolve novos canais de vendas e serviços através das vending machines personalizadas

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 4 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses

5àsec

A rede de lavanderia self-service, onde o cliente tem a autonomia dentro da unidade. Neste modelo, destinado à shopping centers, condomínios residenciais e comerciais, toda a operação é feita via aplicativo. O consumidor preenche um cadastro, efetua o pagamento eletrônico do serviço e a máquina é liberada para uso. Em seguida, escolhe o programa e ciclo de acordo com o tipo de roupa e a máquina faz todo o serviço. São aceitas peças de vestuário, cama, mesa, banho e até mesmo edredom. Ao finalizar o processo de limpeza, basta tirar e colocar na secadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$35 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 24 a 40 meses

Lavô

Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a Lavô, maior franquia de lavanderias self-service do Brasil, dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância por meio do sistema online. A gestão inteligente permite ao franqueado ser responsável apenas por repor o estoque de sabão e amaciante, sem necessidade de intervenção no atendimento dos clientes. Atualmente a rede possui 300 unidades inauguradas e mais de mil comercializadas em todo o país.

  • Investimento: a partir de R$199 mil (inclui taxa de franquia, container, máquinas e mobiliário)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 20 a R$ 30 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 18 meses em média

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais