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Nova general manager da Mars ressalta a importância das pausas na carreira

Adriana Hartmann, general manager da Mars, construiu uma carreira de mais de 20 anos na Unilever

Depois de trabalhar por mais de duas décadas em uma mesma empresa e tirar um sabático para viajar o mundo com a família, Adriana Hartmann assume agora como general manager da Mars Wrigley Brasil. A executiva vai estar à frente da divisão de chocolate e balas da empresa, dona de marcas como M&M’S, Snickers e Twix

Hartmann construiu sua carreira na Unilever, onde passou por áreas como marketing e vendas e liderou diferentes categorias, de alimentos a cuidados pessoais. Em 2018, quando ocupava a cadeira de diretora de marketing de home care, tirou uma licença para dar a volta ao mundo em uma viagem de 362 dias com os dois filhos e o marido, que também deixou um cargo de liderança. “Viajamos pelo mundo por 9 meses e moramos por 3 meses no Vale do Silício, onde estudei e me conectei com tecnologias exponenciais.”

Na volta, recebeu um convite para assumir a operação da marca de sorvetes Ben&Jerrys, subsidiária da Unilever, no Brasil. “O sabático foi ótimo para reacessar o que me move, o que curto fazer e o que realmente importa. Hoje, tenho muito mais clareza de quais são meus não negociáveis e do que me faz feliz.” 

Hartman conta aqui como construiu sua carreira e como as pausas, quando possíveis, são importantes pessoal e profissionalmente.

O C-Suite desta semana também traz movimentações nos setores de alimentação, energia e locação de automóveis. Paulo Camargo, CEO da Espaçolaser, assume uma cadeira no conselho da IMC, dona de redes como Pizza Hut e Viena. Vanessa Gordilho é a nova vice-presidente de negócios e marketing da Vibra Energia e Gustavo Moscatelli, CEO interino da Movida.

Forbes: O que você recomendaria para um profissional com a ambição de chegar à liderança?

Adriana Hartmann: Propósito, conexão e resultado. Tenha sempre muita clareza sobre o que te move e como isso se une às causas sociais e ambientais que te inspiram. Seja você! Escolha lugares para trabalhar que estejam alinhados com seus valores, que exaltem suas fortalezas. Crie conexões verdadeiras e duradouras com as pessoas. Os negócios só existem e são construídos por elas. É preciso estar cercado por aqueles em que você confia e que te inspiram. Isso faz toda a diferença. Tenha clareza da estratégia e objetivos do negócio. Busque sempre entender como suas metas individuais se conectam com o todo. E claro, muito trabalho para entregar os resultados esperados e contribuir para o negócio prosperar. 

F: O que você busca em um profissional da sua equipe hoje?

AH: Pessoas que tenham capacidade de se adaptar, agilidade, positividade, liderança, resiliência, curiosidade, criatividade e comprometimento. Que sejam externamente conectados e que tenham paixão pelo consumidor. Além de serem colaborativos, empáticos e trabalharem bem em equipes diversas, com pensamento estratégico e conhecimentos técnicos necessários para a posição.

F: Quais as três principais habilidades que você precisou desenvolver ao longo da sua carreira?

AH: Falo sempre em desenvolver a capacidade de estruturar uma boa comunicação, construir relações de confiança e inspirar e motivar os times. Além disso, tenho me dedicado muito em conhecer novas tecnologias e em como estimular a digitalização, não só dos nossos processos, mas da nossa mentalidade. 

F: Como o sabático foi importante para chegar a esse ponto da carreira?

AH: Sempre busquei ser um exemplo de que é possível, como mulher, nos diversos papéis que desempenho, equilibrar vida pessoal e profissional. Minha família é a minha maior prioridade e sempre amei praticar esportes. O sabático sempre fez parte dos nossos planos familiares. E foi assim que em 2018 eu e meu marido partimos para uma viagem linda com nossos dois filhos (Manu e Lucas) que na época tinham 13 e 11 anos. A viagem durou 362 dias e conhecemos o planeta.

Sempre acreditamos que conhecer as diferentes realidades dos países ao redor do mundo traria experiências e aprendizagens que vão muito além e que seriam complementares à escola. O sabático provou que sim, é possível, e faz muito bem fazer pausas, reoxigenar e ter novas experiências. Além disso, somos uma família apaixonada pelo surfe e viajamos em busca das ondas perfeitas. 

F: O que considerar ao tirar um sabático? E ao voltar?

AH: É importante pensar no momento ideal e ter um bom planejamento financeiro. No nosso caso, buscamos a idade adequada para os nossos filhos. Na época, eles já eram crescidos o suficiente para levarem a experiência para a vida deles, mas ainda curtindo muito uma viagem em família.

Outra dica que dou é: tenha coragem e não pense muito, faça! Podemos sim fazer pausas, o sabático foi ótimo para reacessar o que me move, o que curto fazer e o que realmente importa. Hoje, tenho muito mais clareza de quais são meus não negociáveis e o que me faz feliz!

Tive o privilégio de voltar e receber o convite para ser general manager da Ben&Jerry’s, um business fundamentado em uma missão social incrível. Voltei com muita energia e as experiências que tive durante o sabático, como por exemplo, os três meses que passamos no Vale do Silício, na Califórnia, só me ajudaram a transformar e ver o negócio com outras lentes. 

F: Como foi esse momento para você? E a conversa com a empresa?

AH: Vivemos em um mundo corporativo muito intenso e acredito que cada um de nós deve encontrar suas alavancas de equilíbrio. O sabático para a gente foi um grande momento de reconexão. Tive uma linda conversa com meu líder na época, quem me apoiou desde o primeiro momento. Também sou muito grata à Unilever, que me permitiu tirar uma licença e foi incrível manter o contato. Com certeza, ajudou muito na volta. Mas sempre tivemos claro que nossa decisão era colocar toda a energia e viver ao máximo nosso ano sabático em família e que na volta pensaríamos no próximo passo. Meu marido também tinha um cargo de liderança em outra organização e tomou a corajosa decisão de sair. Hoje, olhamos para trás e faríamos tudo novamente. O vínculo familiar que construímos com nossos filhos é uma marca registrada da nossa família. 

F: O que você gostaria de ter ouvido no início da carreira que poderia ter feito a diferença?

AH: Desde o primeiro dia tenha paixão pela experiência do seu consumidor e cliente. Isso em qualquer área em que você trabalhe. E seja um agente de mudança para construir negócios com maior impacto socioambiental. Quem está começando sua carreira agora deve ser movido por isso. Crie conexões duradouras e relações de confiança com as pessoas. Verdadeiramente se importe com todos ao seu redor e saiba como você pode ajudá-los a ser feliz todos os dias. 

Por quais empresas passou

Unilever e agora Mars

Formação

Administração na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fiz MBA na FDC (Fundação Dom Cabral) 

Primeiro emprego

Unilever

Primeiro cargo de liderança

Customer development – trade marketing e vendas na Unilever

Tempo de carreira

23 anos

Fonte: Forbes

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