Adriana Hartmann, general manager da Mars, construiu uma carreira de mais de 20 anos na Unilever
Depois de trabalhar por mais de duas décadas em uma mesma empresa e tirar um sabático para viajar o mundo com a família, Adriana Hartmann assume agora como general manager da Mars Wrigley Brasil. A executiva vai estar à frente da divisão de chocolate e balas da empresa, dona de marcas como M&M’S, Snickers e Twix.
Hartmann construiu sua carreira na Unilever, onde passou por áreas como marketing e vendas e liderou diferentes categorias, de alimentos a cuidados pessoais. Em 2018, quando ocupava a cadeira de diretora de marketing de home care, tirou uma licença para dar a volta ao mundo em uma viagem de 362 dias com os dois filhos e o marido, que também deixou um cargo de liderança. “Viajamos pelo mundo por 9 meses e moramos por 3 meses no Vale do Silício, onde estudei e me conectei com tecnologias exponenciais.”
Na volta, recebeu um convite para assumir a operação da marca de sorvetes Ben&Jerrys, subsidiária da Unilever, no Brasil. “O sabático foi ótimo para reacessar o que me move, o que curto fazer e o que realmente importa. Hoje, tenho muito mais clareza de quais são meus não negociáveis e do que me faz feliz.”
Hartman conta aqui como construiu sua carreira e como as pausas, quando possíveis, são importantes pessoal e profissionalmente.
O C-Suite desta semana também traz movimentações nos setores de alimentação, energia e locação de automóveis. Paulo Camargo, CEO da Espaçolaser, assume uma cadeira no conselho da IMC, dona de redes como Pizza Hut e Viena. Vanessa Gordilho é a nova vice-presidente de negócios e marketing da Vibra Energia e Gustavo Moscatelli, CEO interino da Movida.
Forbes: O que você recomendaria para um profissional com a ambição de chegar à liderança?
Adriana Hartmann: Propósito, conexão e resultado. Tenha sempre muita clareza sobre o que te move e como isso se une às causas sociais e ambientais que te inspiram. Seja você! Escolha lugares para trabalhar que estejam alinhados com seus valores, que exaltem suas fortalezas. Crie conexões verdadeiras e duradouras com as pessoas. Os negócios só existem e são construídos por elas. É preciso estar cercado por aqueles em que você confia e que te inspiram. Isso faz toda a diferença. Tenha clareza da estratégia e objetivos do negócio. Busque sempre entender como suas metas individuais se conectam com o todo. E claro, muito trabalho para entregar os resultados esperados e contribuir para o negócio prosperar.
F: O que você busca em um profissional da sua equipe hoje?
AH: Pessoas que tenham capacidade de se adaptar, agilidade, positividade, liderança, resiliência, curiosidade, criatividade e comprometimento. Que sejam externamente conectados e que tenham paixão pelo consumidor. Além de serem colaborativos, empáticos e trabalharem bem em equipes diversas, com pensamento estratégico e conhecimentos técnicos necessários para a posição.
F: Quais as três principais habilidades que você precisou desenvolver ao longo da sua carreira?
AH: Falo sempre em desenvolver a capacidade de estruturar uma boa comunicação, construir relações de confiança e inspirar e motivar os times. Além disso, tenho me dedicado muito em conhecer novas tecnologias e em como estimular a digitalização, não só dos nossos processos, mas da nossa mentalidade.
F: Como o sabático foi importante para chegar a esse ponto da carreira?
AH: Sempre busquei ser um exemplo de que é possível, como mulher, nos diversos papéis que desempenho, equilibrar vida pessoal e profissional. Minha família é a minha maior prioridade e sempre amei praticar esportes. O sabático sempre fez parte dos nossos planos familiares. E foi assim que em 2018 eu e meu marido partimos para uma viagem linda com nossos dois filhos (Manu e Lucas) que na época tinham 13 e 11 anos. A viagem durou 362 dias e conhecemos o planeta.
Sempre acreditamos que conhecer as diferentes realidades dos países ao redor do mundo traria experiências e aprendizagens que vão muito além e que seriam complementares à escola. O sabático provou que sim, é possível, e faz muito bem fazer pausas, reoxigenar e ter novas experiências. Além disso, somos uma família apaixonada pelo surfe e viajamos em busca das ondas perfeitas.
F: O que considerar ao tirar um sabático? E ao voltar?
AH: É importante pensar no momento ideal e ter um bom planejamento financeiro. No nosso caso, buscamos a idade adequada para os nossos filhos. Na época, eles já eram crescidos o suficiente para levarem a experiência para a vida deles, mas ainda curtindo muito uma viagem em família.
Outra dica que dou é: tenha coragem e não pense muito, faça! Podemos sim fazer pausas, o sabático foi ótimo para reacessar o que me move, o que curto fazer e o que realmente importa. Hoje, tenho muito mais clareza de quais são meus não negociáveis e o que me faz feliz!
Tive o privilégio de voltar e receber o convite para ser general manager da Ben&Jerry’s, um business fundamentado em uma missão social incrível. Voltei com muita energia e as experiências que tive durante o sabático, como por exemplo, os três meses que passamos no Vale do Silício, na Califórnia, só me ajudaram a transformar e ver o negócio com outras lentes.
F: Como foi esse momento para você? E a conversa com a empresa?
AH: Vivemos em um mundo corporativo muito intenso e acredito que cada um de nós deve encontrar suas alavancas de equilíbrio. O sabático para a gente foi um grande momento de reconexão. Tive uma linda conversa com meu líder na época, quem me apoiou desde o primeiro momento. Também sou muito grata à Unilever, que me permitiu tirar uma licença e foi incrível manter o contato. Com certeza, ajudou muito na volta. Mas sempre tivemos claro que nossa decisão era colocar toda a energia e viver ao máximo nosso ano sabático em família e que na volta pensaríamos no próximo passo. Meu marido também tinha um cargo de liderança em outra organização e tomou a corajosa decisão de sair. Hoje, olhamos para trás e faríamos tudo novamente. O vínculo familiar que construímos com nossos filhos é uma marca registrada da nossa família.
F: O que você gostaria de ter ouvido no início da carreira que poderia ter feito a diferença?
AH: Desde o primeiro dia tenha paixão pela experiência do seu consumidor e cliente. Isso em qualquer área em que você trabalhe. E seja um agente de mudança para construir negócios com maior impacto socioambiental. Quem está começando sua carreira agora deve ser movido por isso. Crie conexões duradouras e relações de confiança com as pessoas. Verdadeiramente se importe com todos ao seu redor e saiba como você pode ajudá-los a ser feliz todos os dias.
Por quais empresas passou
Unilever e agora Mars
Formação
Administração na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fiz MBA na FDC (Fundação Dom Cabral)
Primeiro emprego
Unilever
Primeiro cargo de liderança
Customer development – trade marketing e vendas na Unilever
Tempo de carreira
23 anos
Fonte: Forbes