Presente em mais de 40% das empresas brasileiras, a inteligência artificial ajuda a tomar decisões mais estratégicas e assertivas e vem potencializando lucros em negócios de diferentes setores; aprenda a utilizá-la
Explorada exaustivamente em narrativas distópicas de ficção cientifica há pelo menos meio século, a relação entre humanos e máquinas inteligentes já não é só coisa filme. Inclusive, é bem provável que você conviva com inteligências artificiais (IAs) diariamente – mesmo que não perceba.
Assistentes de voz (como a Siri ou a Alexa), corretores automáticos (como o do WhatsApp ou do Microsoft Word) e até a mesmo o funcionamento do algoritmo nas redes sociais são apenas alguns exemplos de como a IA se faz presente na nossa rotina todos os dias.
Mas é claro que a aplicabilidade dessa tecnologia vai muito além de sua capacidade de obedecer a comandos simples, corrigir textos ou indicar o melhor caminho no trânsito. À medida em que foi sendo aprimorada e adquirindo habilidades mais complexas, a IA também se revelou uma poderosa ferramenta de trabalho. E, mais do que isso, uma das principais aliadas dos negócios de sucesso.
Quais são os principais usos da inteligência artificial nos negócios?
Quando usada estrategicamente, a IA tem potencial de melhorar os resultados de uma empresa exponencialmente. Não à toa, segundo uma pesquisa da International Business Machines Corporation (IBM), 41% das empresas brasileiras já haviam implementado a tecnologia em suas operações em 2022.
Veja, abaixo, alguns exemplos de como a inteligência artificial pode auxiliar os negócios na prática.
1. Automação de processos
A automatização de processos internos costuma ser a primeira vantagem a vir a mente quando pensamos na aplicabilidade da inteligência artificial dentro das empresas. E não é à toa.
Agendamento de reuniões, gestão de projetos, delegação de tarefas, atendimento ao cliente, gestão de estoque e monitoramento de desempenho são apenas alguns exemplos de processos que podem ser automatizados – e otimizados – com ajuda da IA.
A tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, para o desenvolvimento de chatbots inteligentes que trabalham 24h/7 respondendo as solicitações e perguntas mais comuns dos clientes, liberando os funcionários para se concentrarem em casos mais complexos.
2. Análise de dados
A IA é capaz de classificar, analisar e organizar grandes volumes de dados de forma infinitamente mais rápida e precisa do que um ser humano. Além de refletir diretamente na eficiência operacional do negócio, essa habilidade pode ser utilizada para apoiar os processos de tomada de decisão, análise de riscos e atá construção do planejamento estratégico
3. Detecção de fraudes
Extremamente habilidosa quando o assunto é processar grandes quantidades de dado, a IA pode ser treinada para alertar os analistas quando identificar anomalias ou padrões incomuns. Isso pode ser bastante útil para o monitoramento e detecção de fraudes financeiras, falsificação de informações ou ataques cibernéticos.
4. Previsão de tendências
Outra grande vantagem da IA frente aos seres humanos é sua capacidade de cruzar um grande número de informações atuais com dados históricos em tempo real. Assim, mais do que analisar dados, a tecnologia consegue prever tendências e comportamentos de mercado. Uma enorme vantagem competitiva para as empresas, que conseguem antecipar as necessidades dos clientes e ajustar suas estratégias de marketing e produção com base nisso.
Afinal, como aplicar a IA no meu negócio?
Depois de identificar quais são as necessidades e os processos que podem se beneficiar do uso da tecnologia, é preciso selecionar a ferramenta ou o software mais adequado para a tarefa, considerando aspectos como custo, eficiência e facilidade de uso.
É importante destacar que a implementação da IA em um negócio requer planejamento e treinamento adequados, para que os funcionários possam lidar com a nova tecnologia de forma eficiente e segura.
Fonte: Exame