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Transformando procrastinação em produtividade: como o ChatGPT está revolucionando o e-commerce

Para Rafael Dittrich, CEO da agência de perfomance Betminds, um dos trunfos da ferramenta de IA para o segmento de e-commerce é otimizar atividades repetitivas e dar espaço para as equipes trabalharem mais suas estratégias

No final de 2022, uma nova ferramenta chamou a atenção de todos, virando destaque nos portais de notícias, gerando discussões nas redes sociais e fomentando debates sobre o futuro do mercado e da forma como trabalhamos: o ChatGPT.

O buzz foi tamanho que, em janeiro — apenas dois meses após seu lançamento — o chatbot de inteligência artificial criado pela OpenAI alcançou a marca de 100 milhões de usuários ativos mensais, tornando-se o aplicativo com o crescimento mais rápido da história.

Desde então, são cada vez mais pessoas e empresas utilizando a ferramenta e a API desenvolvida pela OpenAI para automatizar tarefas — sobretudo aquelas relacionadas à produção de conteúdo — e economizar tempo e recursos.

Diante de tamanha revolução e de um mercado que deve valer US$ 407 bilhões até 2027, fica o questionamento: como usar o ChatGPT no e-commerce? Será que a ferramenta pode ajudar? Se sim, de qual maneira?

Conversamos com Rafael Dittrich, CEO da agência de performance Betminds, para entenderemos como o ChatGPT pode mudar a realidade do e-commerce e como ele pode ser implementado.

Antes de tudo: o que é, exatamente, o ChatGPT?

Para entendermos como o ChatGPT pode ser aplicado no e-commerce, precisamos saber do que se trata. Essa tecnologia nada mais é do que uma ferramenta de inteligência artificial capaz de criar conteúdos (inclusive traduções) e responder perguntas a partir de diretrizes ou questionamentos simples.

O algoritmo por trás do aplicativo se destaca pelo chamado Processamento da Linguagem Natural (PLN), que consegue entender, interpretar e, mais importante, emular a forma como os humanos se comunicam.

Isso só é possível porque a ferramenta é treinada a partir de milhões de textos publicados na internet, fazendo uma varredura nesses sites e buscando as respostas mais adequadas — em conteúdo e forma. Assim, o ChatGPT consegue gerar textos e respostas bastantes fluídos e naturais.

Como o ChatGPT pode mudar a vida de quem trabalha com e-commerce

Conforme Rafael, o ChatGPT veio para facilitar e tornar os processos mais ágeis. De acordo com ele, muitas das tarefas, processos e conteúdos mais repetitivos poderão ser automatizados pela ferramenta, aumentando as eficiências das equipes, que poderão focar mais em estratégia.

Mas, embora seja revolucionário, a realidade, hoje, é que o ChatGPT ainda é muito pouco utilizado no e-commerce. Isso se deve, na maioria das vezes, ao fato de ser algo ainda muito recente; as empresas continuam fazendo testes e tentando entender como usar a tecnologia a seu favor.

Como usar o ChatGPT no e-commerce: possibilidades de aplicação

Para o CEO da Betminds, respostas que necessitam de agilidade são as que possuem mais potencial para uso do ChatGPT. “As possibilidades são praticamente infinitas, vai de cada e-commerce entender quais são suas principais dores para resolvê-las aos poucos por meio desta ferramenta”, afirma ele.

O fato é que, independentemente de usos específicos em uma ou outra área, o ChatGPT desponta como um importante recurso para otimizar o tempo. E não estamos falando apenas das necessidades do site em si; o aplicativo pode ser utilizado em todas as frentes do negócio, incluindo operacional, financeiro e até mesmo logístico.

Elencamos três possíveis aplicações. 

Criar a descrição de produtos

Uma das grandes dores de um e-commerce é a criação de uma descrição para cada produto anunciado. Com o software da OpenAI, é possível massificar esse processo, evitando que as páginas de produtos fiquem sem um texto adequado.

Uma descrição completa é fundamental para a experiência do usuário e para a tomada de decisão dos consumidores. Isso ajuda a reduzir, por exemplo, a taxa de abandono de carrinho e o número de devoluções.

Com comandos básicos, o ChatGPT pode criar descrições com informações claras e objetivas sobre cada produto, com alto potencial de conversão.

Aperfeiçoamento dos chatbots

A ferramenta da OpenAI também pode ajudar a tornar os chatbots de atendimento mais eficazes nas suas respostas e interações. Ela pode, por exemplo, fazer recomendações de outros produtos com base nas preferências de cada cliente, criando uma jornada mais personalizada.

Além disso, o ChatGPT pode apresentar essas respostas em uma linguagem mais natural e menos engessada que os modelos atuais. Nesse sentido, vale destacar que seu algoritmo é uma evolução do aprendizado de máquina: quanto mais é utilizado e quanto mais feedbacks recebe, melhor ele se torna. Novamente, isso tem impacto direto na experiência do usuário

Facilita e melhora o atendimento

Em empresas com volume de atendimento muito alto, principalmente por e-mail, o ChatGPT pode ser aplicado para gerar automações para auxiliar os atendentes.

Existem empresas que utilizam o aplicativo para criar resumos das demandas de cada cliente para os atendentes. O resultado é uma melhora na eficiência, qualidade e velocidade do atendimento humano — que ainda é indispensável em casos mais complexos ou muito específicos.

Esses foram apenas alguns exemplos do maior impacto do GPT no e-commerce. Quaisquer demandas relacionadas a conteúdo e a perguntas e respostas podem ser otimizadas com a ferramenta.

É o caso da definição de palavras-chave para otimizar cada página do site para SEO, a criação de títulos que sigam as melhores práticas de otimização para os mecanismos de busca, criação de e-mails e posts nas redes sociais, além da obtenção de novas ideias.

Cases de uso do ChatGPT no e-commerce

O ChatGPT possui muitas potencialidades no e-commerce, mas ainda é muito pouco utilizado. Contudo, isso não significa que não haja iniciativas interessantes em andamento.

Rafael cita o exemplo da Instacart. Trata-se de um aplicativo de delivery de compras em supermercados que opera nos Estados Unidos e no Canadá. A novidade é que, por meio da API da OpenAI, a empresa está melhorando a experiência do usuário e oferecendo novas funcionalidades no seu app.

“As pessoas podem fazer perguntas e pesquisas como ‘como fazer tacos de peixe?’ ou ‘opções de almoço saudável para crianças’ e obter respostas do ChatGPT. E não é só isso: se o usuário gostar de uma receita, ele pode pedir que a ferramenta de IA selecione todos os produtos necessários para prepará-la e faça a compra para entregar na sua casa. É um caso bem prático do uso do ChatGPT para a busca”.

Outro case de uso do ChatGPT no e-commerce citado pelo CEO da Betminds é a Shopify. A plataforma de criação de lojas virtuais também usa uma API para criar novas possibilidades ao longo da jornada do consumidor.

Agora, os usuários podem receber recomendações de produtos personalizados com base nos seus comandos. Conforme explica Rafael, a ferramenta faz uma varredura em milhares de sites e milhões de itens para encontrar aquele que melhor atenda as necessidades das pessoas.

“Ele funciona de uma forma mais personalizada do que uma busca tradicional. Uma busca tradicional traz os critérios de relevância já conhecidos, como os produtos mais vendidos, mais visualizados ou mais clicados, mais relevantes para a empresa. [Com o ChatGPT], é possível criar algo que realmente analise as necessidades do cliente. É bastante inteligente”.

Segundo Rafael, as atuais e futuras aplicações do ChatGPT nos auxiliarão a “parar de procrastinar o que já deveríamos fazer hoje, como a descrição de produtos. A maioria dos e-commerces médios tem problemas neste quesito. Então é possível criar as descrições muito mais rapidamente com o ChatGPT, e muitas vezes elas ficam melhores do que quando um ser humano escreve.”

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O ChatGPT abre muitas portas para o e-commerce melhorar e continuar crescendo. No entanto, vale ficar atento às discussões acerca das questões éticas e de qualidade da ferramenta.

Há muitas incertezas em relação a direitos autorais, à forma como o algoritmo cria as respostas e conteúdos para os usuários e até mesmo debates importantes acerca do mercado de trabalho. Por isso, acima de tudo, cabe às empresas atuarem com responsabilidade!

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