Em primeira rodada de investimentos, empresa mineira captou 1 milhão de reais de dois fundos; valor será usado para aprimorar tecnologia e área comercial
O empreendedor mineiro Murillo Pires tinha um objetivo claro: simplificar as vendas no e-commerce. Foi assim que surgiu a ideia da B2List, uma startup fundada em 2020 que oferece uma ferramenta inovadora para atacados e distribuidores, permitindo que eles ofereçam listas inteligentes aos pequenos varejistas através do WhatsApp, facilitando o processo de compra.
O foco da B2List é tornar a venda o mais simples possível. Toda a interação ocorre no WhatsApp, sem a necessidade de fazer login em plataformas complexas. Através do uso de inteligência artificial desenvolvida internamente pela empresa, a ferramenta identifica o padrão de compras dos varejistas, o momento ideal para abastecer seus estoques e cria listas personalizadas que são enviadas por mensagem. O pequeno comerciante, então, tem a opção de autorizar ou editar a lista conforme sua necessidade.
A inteligência artificial da B2List é baseada em modelagem estatística, onde os algoritmos aprendem com dados históricos e experiências anteriores. Por exemplo, se um varejista costuma comprar arroz, feijão e açúcar no dia 10 de cada mês, o sistema automaticamente passará a oferecer esses produtos nessa data. Entretanto, se o atacado registrar que o varejista comprou apenas o açúcar, o sistema adaptará a lista e oferecerá os demais produtos em outra data mais adequada.
Agora, após três anos de lançamento no mercado, a B2List conquistou seu primeiro aporte financeiro. Um investimento de 1 milhão de reais, dividido entre a BossaNova Investimentos e a gestora de venture capital Domo Invest, ambos aportando 500.000 reais cada.
O empreendedor Murillo Pires planeja utilizar o investimento com cautela. Parte dele será direcionado para melhorias no produto, incluindo a contratação de profissionais de tecnologia para aprimorar a inteligência artificial. A outra parte será destinada à área comercial, buscando ampliar o número de clientes.
A meta da B2List é ambiciosa: em 12 meses, eles pretendem aumentar a base de clientes de 26 para 80. A expectativa é que a ferramenta movimente cerca de 250 milhões de reais em vendas ao longo de 2023, em comparação com os 140 milhões de reais do ano anterior. Além disso, a startup busca quadruplicar sua receita até o próximo ano, almejando chegar aos 6 milhões de reais em 2024, após ter fechado 2022 com 1,5 milhão de reais em receita.
A motivação para criar a B2List veio da vasta experiência de Pires no setor de atacado, onde trabalhou por uma década na Martins Atacado, uma das principais distribuidoras do país. Ele teve a oportunidade de desenvolver o sistema de e-commerce da empresa, o que lhe proporcionou o impulso e a confiança necessários para empreender.
A B2List atende atacados, distribuidoras e indústrias, oferecendo sua tecnologia como uma “white label”, ou seja, personalizada com a marca do cliente que adquire o sistema. São esses atacados que disponibilizam a ferramenta para os pequenos varejistas. Além da plataforma em si, a startup também oferece treinamentos e consultorias para auxiliar os clientes a otimizarem suas vendas.
A simplicidade da B2List foi o que atraiu o investimento da Domo Invest. A gestora de venture capital identificou a solução como eficiente, alinhando as expectativas tanto do atacado quanto do varejo. Franco Portillo, gestor da Domo Invest, destaca que a experiência de Murillo Pires no setor e a tração demonstrada pela startup foram fatores decisivos para o investimento.
Com sua proposta inovadora e o apoio financeiro recebido, a B2List está preparada para seguir crescendo e se consolidar no mercado, proporcionando uma experiência mais simples e eficiente de compra para atacados, distribuidoras, indústrias e pequenos varejistas.
Fonte: Exame