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Como os supermercados podem melhorar a experiência de compra online dos consumidores?

Compras online estão se tornando cada vez mais comuns entre os consumidores brasileiros, e a cada ano o número de pessoas realizando sua primeira compra no ambiente digital aumenta. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2022, as vendas no e-commerce brasileiro alcançaram quase R$ 170 bilhões, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Além disso, as compras pela internet representaram mais de 10% de todo o varejo nacional no ano passado.

Segundo Felipe Salvador, consultor e líder do segmento de varejo na Selbetti, a pandemia teve um impacto significativo nos hábitos das pessoas, resultando em um aumento de 35% no número de usuários da internet entre 2018 e 2023. Ele ressalta que a pandemia, apesar de indesejada, impulsionou a transformação digital das empresas e a adoção das plataformas online pelas pessoas. Atualmente, existem mais de 5 bilhões de usuários ativos no ambiente digital.

No setor de varejo online, o Super Nosso é uma empresa que se destaca ao oferecer aos consumidores um sistema de compras online que proporciona experiências positivas. De acordo com Vinícius Aroeira, diretor de finanças, processos e tecnologia do Grupo Super Nosso, ao comprar em um supermercado por meio da plataforma online, o consumidor espera conforto, comodidade, agilidade e a disponibilidade dos produtos que necessita, sem a necessidade de arcar com altos custos de frete.

A empresa compreende as necessidades dos clientes e utiliza horários estratégicos para manter uma comunicação mais eficiente por diferentes canais. Investem em tecnologia e processos que permitem uma comunicação segmentada, como o uso do WhatsApp e do aplicativo, onde os clientes podem fazer reclamações, dar sugestões e acompanhar o status das entregas após a compra online.

Para atender diferentes gerações de consumidores, é importante considerar alguns aspectos específicos. Os Millennials têm grande poder de compra e preferem opções de pagamento como clubes de desconto, cash-back, tokenização ou moedas digitais. Por outro lado, as gerações mais velhas valorizam um site com boa navegação, preços justos e entregas rápidas e precisas.

Além disso, a coerência entre os preços online e os praticados na loja física é fundamental para aprimorar a experiência de compra online. A tecnologia tem papel fundamental na relação com a indústria, ajudando a gerar informações assertivas e segmentadas para a divulgação de produtos, promoções e feedbacks. O Grupo Super Nosso, por exemplo, integrou o Chat GPT em seu ambiente digital, melhorando significativamente o acesso dos consumidores às plataformas da empresa.

Com essas estratégias e o uso adequado da tecnologia, as empresas podem proporcionar experiências mais satisfatórias aos consumidores em suas compras online, aumentando a fidelidade dos clientes e impulsionando o crescimento do comércio eletrônico no Brasil.

Fonte: Super Varejo

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