A Camil Alimentos celebra neste mês de julho seus 60 anos de atuação, alcançando esse marco através de uma estratégia bem-sucedida de diversificação e expansão por meio de aquisições. A história da companhia teve início em 1963, quando foi fundada em um pequeno armazém na cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul, com foco inicial em grãos no Brasil. Hoje, a Camil é uma das principais plataformas de marcas alimentícias da América Latina, com uma receita bruta de R$ 12 bilhões em 2022.
Os produtos que definiram a base da alimentação dos brasileiros, como o arroz e o feijão, também foram fundamentais para a Camil Alimentos se tornar o que é hoje, com sua marca Camil sendo líder de vendas em ambos os segmentos no Brasil, sendo eles as principais categorias de atuação da empresa. A partir dos anos 2000, a Camil embarcou em um novo ciclo de expansão, combinando crescimento orgânico com uma estratégia de aquisições bem-sucedida. Essa abordagem permitiu ampliar não apenas o portfólio de marcas e categorias de produtos, mas também levou a empresa a internacionalizar suas operações, estabelecendo presença nos mercados do Uruguai, Chile, Peru e Equador, onde se tornou referência em grãos.
Ao longo desse período de expansão, a empresa também diversificou suas categorias de produtos, adquirindo a marca de pescados Coqueiro em 2011 e a marca de açúcar União em 2012, esta última já conhecida por sua liderança em açúcar no Brasil. Essa fase marcou o início de uma estratégia baseada em três pilares fundamentais: crescimento orgânico, lançamento de novos produtos e aquisições estratégicas. Essa combinação impulsionou significativamente os resultados da empresa, permitindo-a identificar oportunidades sinérgicas que fortaleceram seu portfólio de marcas líderes e produtos de alto valor agregado, consolidando sua posição na América Latina.
Em 2017, a Camil abriu seu capital, acelerando ainda mais sua meta de crescimento. A aquisição da SLC Alimentos em 2018 expandiu sua atuação na categoria de grãos no Brasil, e, posteriormente, a empresa ingressou em novos segmentos, como massas com a marca Santa Amália, líder em vendas na região de Minas Gerais, café com a marca União, revigorando uma marca que já foi líder no Brasil, e, mais recentemente, entrou no setor de biscoitos com a aquisição da Mabel, ampliando sua presença em seu sexto segmento de atuação no mercado de alimentos.
O ano de 2023 é um momento especial para a Camil Alimentos, pois celebra 60 anos de uma história marcada por resiliência e empreendedorismo de uma empresa brasileira de destaque no setor de alimentos na América Latina. O CEO da empresa, Luciano Quartiero, destaca o olhar para essa história e enxergar a robusta plataforma que se tornaram, trazendo confiança para um futuro ainda mais sólido e próspero em termos de crescimento.
Com mais de 8 mil colaboradores em toda a América do Sul, a Camil Alimentos possui 35 plantas industriais e 23 centros de distribuição. Com essa sólida estrutura, ancorada em sua estratégia de expansão e compromisso com a sustentabilidade, a empresa dobrou seu faturamento nos últimos cinco anos, alcançando a expressiva marca de R$ 12 bilhões de receita bruta em 2022.
Fonte: Super Varejo