No primeiro semestre deste ano, as vendas no comércio eletrônico atingiram R$ 80,4 bilhões em faturamento, marcando um aumento de 2% em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Várias métricas econômicas favoráveis, incluindo a queda das taxas de juros e da inflação, têm o potencial de impulsionar ainda mais as vendas ao longo desse período. “Isso reforçaria nossa expectativa de alcançar a marca de R$ 185,7 bilhões até o final de 2023. No entanto, o resultado final dependerá do desempenho nas vendas da Black Friday e do Natal, que são datas cruciais para o segundo semestre”, esclarece Mauricio Salvador, presidente da associação.
Atualmente, as compras pela internet já representam mais de 10% de todo o setor de varejo no Brasil. Em 2022, o comércio eletrônico brasileiro registrou vendas totais de R$ 169,6 bilhões, demonstrando um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi sustentado por aproximadamente 368,7 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 460 por cliente.
Os setores de destaque nas vendas incluíram eletrodomésticos, moda, alimentos e bebidas, eletrônicos, telefonia, artigos para casa e decoração, além de produtos de informática, entre outros.
Fonte: Super Varejo