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A estratégia da Natural One na categoria de leites vegetais

As bebidas naturais estão, aos poucos, ganhando espaço nas gôndolas dos supermercados brasileiros, mostrando o reflexo da crescente demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis. Não só no Brasil, mas em todo o mundo, o consumo de bebidas vegetais pode atingir mais de 100% de crescimento até 2027, de acordo com pesquisa feita pelo Imarc Group (Grupo Internacional de Pesquisa e Consultoria em Análise de Mercado, em português) este ano. 

Entre os principais fatores que influenciam o aumento na demanda por produtos naturais, como mostra o estudo, estão o aumento da população vegana; pessoas que reduzem o consumo de laticínios; e intolerantes à lactose. A marca de sucos naturais Natural One percebeu este movimento e ampliou seu portfólio com bebidas vegetais à base de aveia que já ocupam seu espaço nas gôndolas de redes varejistas em dois estados, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para Gustavo Siemsen, CMO da Natural One, a estratégia de ampliação de portfólio da marca com estes produtos é uma oportunidade de diversificar o mix de sucos. “Hoje, nosso portfólio de sucos naturais tem variações de sabores e, agora, sucos veggies. Entendemos que existe uma oportunidade para poder trazer uma oferta de produtos dentro desse mesmo conceito sob o guarda-chuva da mesma marca”, diz.

Mix completo e embalagem transparente

De acordo com o executivo, a decisão por lançar uma nova marca para essa categoria de produtos ou utilizar a marca Natural One, não foi difícil. “Nossa marca cabe super bem para essa categoria de bebidas e acreditamos que também vale para futuras ampliações. Fizemos uma distinção nos rótulos, mas mantivemos a mesma embalagem, com identidade visual diferente para o consumidor identificar que trata-se da mesma marca”, explica Gustavo Siemsen.  

Para o professor de MBA da FGV, Roberto Kanter, as redes de supermercados podem se diferenciar da concorrência ao oferecer este tipo de produto e, para isso, muitas lojas investem em seções de produtos naturais, principalmente os supermercados que atendem consumidores com maior poder de compra. “Mas, não adianta ter só um produto. As lojas devem oferecer o mix completo, não só o leite vegetal. O ideal para as lojas é criar um setor de produtos veganos, mesmo que seja pequeno, mas com boa sinalização e mix de marcas e fabricantes. Dessa forma, o cliente enxerga de forma positiva”, ensina o professor da FGV. 

Segundo o CMO da Natural One, o diferencial que a marca trouxe para o mercado de bebidas à base de aveia é a embalagem transparente e a exposição do produto ser feita em áreas refrigeradas das lojas. “O fato do cliente poder enxergar o produto foi um desafio enorme porque a categoria surgiu em embalagens sem transparência para proteger o líquido. Desenvolvemos uma fórmula e junto com a tecnologia de envase para garantir a segurança do produto em uma embalagem transparente. Dentro dos supermercados, a estratégia inclui ação de degustação em lojas de regiões estratégicas. Acreditamos que é a melhor forma de fazer o consumidor entender o que a Natural One está oferecendo”, completa Gustavo Siemsen.

Fonte: Super Varejo

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