O relatório da consultoria ressalta como os padrões de gastos dos consumidores são impactados por inflação, juros altos e dívidas de cartão de crédito que corroem o poder de compra
Quase 75% dos consumidores globalmente planejam adiar suas compras de final de ano, aguardando por promoções como a Black Friday, e mais da metade tem a intenção de reduzir suas despesas para economizar dinheiro, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ernst & Young.
O relatório destaca como os hábitos de consumo são afetados por fatores como inflação, altas taxas de juros e dívidas de cartão de crédito, que corroem o poder de compra, conforme afirmou Jim Doucette, líder de consumo e varejo na EY-Partenon, em uma entrevista.
A pesquisa envolveu mais de 22.000 consumidores em 28 países, incluindo o Brasil, EUA, China, Índia, Japão e Alemanha.
Entre os entrevistados, 80% manifestaram preocupação com suas finanças. Para esticar seus orçamentos, mais consumidores planejam cozinhar e se entreter em casa neste ano, a fim de reduzir os gastos com restaurantes.
Kristina Rogers, líder global de consumo da EY, adicionou que os consumidores estão “constantemente reavaliando o que consideram essencial e cada vez mais evitando compras por impulso”.
O estudo, conduzido em setembro e início de outubro, revela que 50% dos consumidores planejam realizar compras principalmente ou exclusivamente online neste final de ano, representando um aumento de 16% em comparação ao ano anterior. No entanto, esse número ainda fica aquém dos 61% que favoreceram o comércio eletrônico em 2020, quando a pandemia restringia a mobilidade dos consumidores.
A pesquisa da EY indica que 39% dos consumidores nos EUA e 35% na Europa planejam gastar menos neste final de ano. Na China, apenas 11% planejam reduzir os gastos, enquanto 45% pretendem aumentar suas despesas.
Fonte: Exame