O Hotel Chocolat concordou com uma oferta de aquisição de £534 milhões da Mars, fabricante de produtos que vão de barras de Snickers a ração para cães Pedigree.
O varejista especializado em chocolate do Reino Unido afirmou que a oferta em dinheiro representava um prêmio de 170% sobre o preço de suas ações em Londres, que era de 139p.
As ações dispararam 164% na abertura do mercado em resposta.
A Mars propôs pagar 375p por cada ação do Hotel Chocolat nos termos do acordo.
Como alternativa, os investidores podem optar por receber uma participação na empresa ofertante para cada ação do Hotel Chocolat que já possuem.
O conselho recomendou o acordo.
A empresa, que tem uma história de 20 anos, mas apenas sete como uma empresa listada em Londres, disse que permitirá que sua marca se expanda, especialmente internacionalmente.
O Hotel Chocolat, assim chamado devido ao seu hotel em uma fazenda de cacau em Santa Lúcia, atualmente possui 130 lojas e uma parceria no Japão, mas carece dos fundos substanciais necessários para expandir significativamente no exterior.
O CEO e co-fundador Angus Thirwell, que permanecerá no negócio nos termos do acordo com a Mars, disse: “Sabemos que nossa marca ressoa com os consumidores no exterior, mas desafios operacionais na cadeia de suprimentos nos impediram. Ao nos associarmos à Mars, podemos expandir nossa presença internacional muito mais rapidamente.”
Ele e o co-fundador Peter Harris detêm cada um 27% do capital, de acordo com dados da LSEG.
Embora estejam prestes a ter um dia de pagamento generoso, o acordo levantará mais preocupações sobre a atratividade das empresas do Reino Unido, dada a contínua fraqueza da libra em relação ao dólar americano.
Isso torna a compra de empresas sediadas neste país mais barata.
A aquisição também marcará o fim da listagem do Hotel Chocolat em Londres, agravando as preocupações sobre a saúde da City de Londres.
Andrew Clarke, presidente global da Mars Snacking, disse: “Os negócios da Mars e do Hotel Chocolat são altamente complementares, e durante nossas discussões com a liderança do Hotel Chocolat, também ficou claro que há uma afinidade cultural muito forte – com propósito no centro de ambas as organizações, e uma paixão compartilhada por qualidade e sustentabilidade.”
Fonte: Sky News