A Black Friday ainda está em andamento, mas o Itaú BBA divulgou um relatório que identifica as empresas que se destacarão durante esse evento. Segundo a análise, baseada em dados da SimilarWeb, varejistas como Amazon, Mercado Livre e Shopee têm razões para comemorar neste dia 24 de novembro.
O estudo do Itaú BBA baseou-se na análise do tráfego de usuários nos sites e aplicativos das principais varejistas brasileiras nos dias que antecederam a Black Friday. No período de 1 a 19 de novembro, Amazon, Mercado Livre e Shopee registraram os maiores ganhos de participação de mercado em comparação com seus concorrentes.
As empresas analisadas incluem Magazine Luiza (com suas marcas Zattini, Netshoes e Época Cosméticos), Casas Bahia (junto com Pontofrio e Extra), Americanas, Mercado Livre (com Submarino e Shoptime), Ali, Shopee e Shein, além da Amazon.
A Amazon, que recentemente fortaleceu sua logística no Brasil, experimentou um aumento de 23% no tráfego de usuários em comparação com o mesmo período em 2022. Isso resultou em um ganho de 5 pontos percentuais de participação de mercado em relação aos acessos, representando 22% de todas as visitas nas plataformas de varejistas.
O Mercado Livre viu um aumento de mais de 6% nas visitas e conquistou 2 pontos percentuais adicionais. A plataforma lidera o ranking, respondendo por 28% do tráfego no início de novembro.
No caso da Shopee, apesar de uma redução de 2,7% nas visitas ao seu site, a empresa ganhou 1% de participação de mercado. Esse ganho é atribuído à queda mais acentuada nas visitas às plataformas de outros varejistas online, como Americanas (-61,9%) e Ali (-15,2%). O Bank of America já havia indicado que outras empresas ocupariam o espaço da Americanas.
Com a diminuição no número de acessos, a participação da Americanas, atualmente em recuperação judicial com dívidas superiores a R$ 40 bilhões, caiu de 11% para 4% ao longo de um ano. O Ali também perdeu 1 ponto percentual, agora representando 7% de todas as visitas registradas nas varejistas nos primeiros 19 dias de novembro.
Fonte: Neofeed