A Enjoei (ENJU3) está prestes a abandonar os confines digitais da internet para adentrar o universo dos brechós nas ruas. A empresa finalizou a aquisição de 25% da rede Cresci e Perdi por R$ 30 milhões.
“Este passo estratégico fortalece o portfólio de negócios da Enjoei, que a partir do primeiro trimestre de 2024, expandirá sua presença com a estreia em lojas físicas, no segmento de moda adulta usada”, declarou a empresa em comunicado relevante enviado à CVM.
Fundada em 2014, a marca especializada na venda de roupas infantis, artigos de enxoval, carrinhos e acessórios novos e usados, oferece preços até 90% mais baixos do que as lojas convencionais.
Atualmente, o brechó possui 550 lojas distribuídas por todo o território nacional, registrando um volume bruto de mercadorias (GMV) de R$ 700 milhões em 2023.
A rede de franquias adota um modelo de negócios “asset light”, centrado na recepção de royalties provenientes das vendas de produtos usados no Brasil.
O valor de R$ 30 milhões está sujeito a ajustes e pode ser acrescido por uma parcela adicional condicionada a resultados (earn-out).
O earn-out será calculado após o encerramento do exercício social de 2027, com base em métricas operacionais apuradas entre este ano e 2027 relativas à operação de royalties da Cresci e Perdi.
Detalhes da aquisição pelo Enjoei (ENJU3)
O Enjoei (ENJU3) ainda reserva o direito de adquirir 100% da operação da Cresci Perdi, seja diretamente ou por meio de suas controladas.
Os sócios vendedores, Elaine e Saulo, estabeleceram duas opções para o Enjoei nos próximos cinco anos: uma opção de compra para aquisição da parcela remanescente do capital social da rede de brechós em 2028 ou a opção de venda da fatia adquirida agora pelo Enjoei.
Caso o Enjoei (ENJU3) não exerça essas opções, os vendedores terão a prerrogativa de exercer uma opção de compra para adquirir a participação detida pelo Enjoei na Cresci e Perdi.
A operação recebeu aprovação do conselho de administração do Enjoei e não está sujeita à aprovação dos acionistas em assembleia.
A conclusão da transação está programada para ocorrer nos primeiros meses de 2024. Após o fechamento do negócio, o Enjoei e os vendedores deverão formalizar um acordo de acionistas para orientar a governança da Cresci e Perdi.
O Enjoei terá direito a voto afirmativo em questões patrimoniais e estratégicas da Cresci e Perdi, além da indicação de membros para o conselho de administração. Os atuais sócios da Cresci e Perdi permanecerão na liderança do negócio, com Elaine permanecendo como diretora-presidente (CEO) e Saulo responsável pela expansão e manutenção da rede como diretor de operações.
Fonte: Seu Dinheiro