Empresa já investiu quase 1 bilhão de dólares na tecnologia
O Hyundai Motor Group planeja realizar os primeiros testes de voo de seu táxi aéreo elétrico até o final do ano, ingressando na competição para desenvolver a próxima geração de transporte.
A empresa sul-coreana tem como meta obter a certificação do veículo nos Estados Unidos até meados de 2024, com a intenção de iniciar os voos de demonstração de tecnologia até o final do mesmo ano. Essas informações foram compartilhadas por Shin Jaiwon, CEO da Supernal, a unidade da Hyundai responsável pelo desenvolvimento da aeronave.
O lançamento oficial do serviço está planejado para 2028, após atender aos requisitos de teste para garantir a prontidão do veículo para o público em geral.
Durante uma apresentação na conferência de tecnologia CES, em Las Vegas, o executivo delineou o cronograma. A Hyundai está empenhada em competir com seus concorrentes na área cada vez mais disputada dos eVTOLs, ou veículos voadores.
O táxi voador da Hyundai será um híbrido entre um helicóptero e um avião de asa fixa, diferentemente de alguns modelos concorrentes que dependem principalmente de rotores. A empresa afirmou que o S-A2, alimentado por bateria, será silencioso, eficiente e de emissão zero.
Quanto à tecnologia de bateria, a Hyundai está explorando diversas opções, incluindo baterias de lítio-metal e baterias de estado sólido, conforme explicou Shin em uma entrevista à Bloomberg na terça-feira. Ele acrescentou: “Estamos trabalhando em diferentes composições químicas para garantir que possamos aproveitar a tecnologia de bateria mais avançada”.
Com investimentos significativos, a Hyundai está concentrada no desenvolvimento de táxis aéreos, tendo destinado quase US$ 1 bilhão à Supernal nos cerca de dois anos desde a fundação da empresa. Já estabeleceu um polo de engenharia em Irvine, Califórnia, e inaugurou um novo centro de pesquisa e desenvolvimento no mesmo estado.
A estratégia inicial da Hyundai é lançar o serviço nos Estados Unidos, com planos de expansão posterior para Ásia e Europa. Quanto aos locais de fabricação, a empresa ainda está considerando opções em todo os Estados Unidos, sem uma decisão definitiva, conforme destacado por Shin: “Poderemos aproveitar a capacidade de fabricação em massa tremenda que o Grupo Hyundai Motor possui”.
Fonte: Bloomberg