Levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aponta 25,4 mil toneladas embarcadas, principalmente para o Japão
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou os dados relativos às exportações de ovos em 2023. No acumulado do ano, a comercialização internacional de ovos, incluindo os in natura e os processados, resultou em uma receita de US$ 63,2 milhões, indicando um crescimento significativo de 182% em comparação com o ano de 2022.
O aumento nas exportações também se reflete em termos de volume, totalizando 25,4 mil toneladas embarcadas. Esse número representa um aumento expressivo de 168,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 9,5 mil toneladas.
Ricardo Santin, presidente da ABPA, destaca a importância das exportações de ovos, que atualmente compõem 1% da produção total do Brasil. Ele ressalta que essas exportações desempenham um papel relevante na sustentabilidade da cadeia produtiva, especialmente em meio a flutuações de custos.
O Japão se destacou como o principal comprador internacional dos ovos brasileiros em 2023, adquirindo um total de 10,3 mil toneladas, um aumento impressionante de 848,5% em relação ao ano anterior. Outros destinos notáveis incluem Taiwan, com 5,3 mil toneladas no ano (sem dados comparativos em 2022), e Chile, com 2,8 mil toneladas (+1.302,3%).
Santin enfatiza que o substancial aumento no volume exportado de ovos em 2023, respaldado pela biosseguridade da produção nacional e pela ausência de Influenza Aviária no país, encontrou receptividade em nações com rigorosos padrões sanitários. Isso destaca a confiança dos países no trabalho realizado pelas empresas brasileiras e pelo poder público na preservação do status sanitário do país.
Fonte: Exame