Múltiplos de EBITDA para cálculo de valor de uma empresa
Os múltiplos são indicadores financeiros e operacionais que possibilitam a mensuração do valor justo das companhias. As métricas mais aplicadas levam em consideração a geração de Receita ou Lucro em relação ao valor de negociação das empresas.
Em nosso exemplo, sumarizamos os dados dos múltiplos de companhias listadas em bolsas de valores e apresentamos os Múltiplos de EV/EBITDA e EV/RECEITA. Esses indicadores podem ser aplicados em empresas comparáveis (setor, liquidez, lucratividade, região e etc.), para se obter o valor estimado da firma.
EV/EBITDA: Demonstra o valor da empresa (EV) em relação ao EBITDA (do inglês: Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). Ou seja, basta obter o EBITDA de uma empresa, selecionar nesta lista o setor ou empresa que mais se aproxima da companhia analisada e aplicar o multiplicador. O produto deste cálculo será valor da empresa, lembrando que o mesmo deve ser analisado de forma cautelosa, dado que cada companhia possui características individuais ou irreplicáveis e portanto, a maioria dos casos exigem certos ajustes que o avaliador deve levar em conta.
EV/RECEITA: Indica o valor da empresa (EV) em relação ao seu faturamento. Do mesmo modo, deve-se obter a Receita da companhia a ser avaliada, selecionar o setor ou empresa que mais se aproxime da empresa alvo e aplicar o multiplicador. O produto deste cálculo é o valor da empresa, sempre observando de forma diligente os fatores já mencionados acima, que podem distorcer a análise, caso a companhia ou setor escolhido não seja adequado à comparação.