spot_img

AbbVie e Allergan obtêm aprovação da FTC para fusão de US$ 63 bilhões

O sinal verde da FTC para a fusão da AbbVie, Allergan veio quase dois meses após o acordo ter passado pelo escrutínio dos reguladores europeus

A AbbVie e a Allergan esperaram quase um ano para que sua tão discutida fusão fosse aprovada. Mas, finalmente, após uma reação de grupos de consumidores e um exame minucioso dos órgãos reguladores, a Federal Trade Commission concedeu à megadeal uma luz verde.

Os parceiros enfrentam apenas um obstáculo final para a consumação de seu acordo de US $ 63 bilhões, que criará a quarta maior fabricante de medicamentos do mundo quando fechar oficialmente.

Como parte do acordo, a AbbVie e a Allergan irão transferir o candidato gastrointestinal brazikumab da Allergan para a AstraZeneca, bem como duas enzimas pancreáticas de reposição, Zenpep e Viokace, para a Nestlé. 

Além disso, apenas um membro do conselho da Allergan poderá se sentar no conselho de administração da AbbVie. O presidente e CEO da Allergan, Brent Saunders, decidiu se afastar, renunciando ao conselho “para buscar outras oportunidades no setor”, disse a AbbVie em comunicado.

A fusão está pendente de fechamento final, e uma audiência do Supremo Tribunal irlandês sobre a aquisição está prevista para quarta-feira.

A luz verde da FTC surge pouco mais de dois meses depois que a União Europeia deu sua própria bênção ao acordo. No início de março, os fabricantes fecharam um acordo com a AstraZeneca para descarregar o brazikumab e encerrar a revisão antitruste da UE. 

A Allergan havia concordado anteriormente em janeiro em  vender o  brazikumab, Zenpep e Viokace.

Duas semanas após a liberação da revisão da UE, AbbVie e Allergan chegaram a um “decreto de consentimento” com a FTC em março para alienar os três medicamentos, na esperança de evitar um escrutínio antitruste adicional. 

Fonte: Panorama Farmacêutico

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais