A marca de azeites Filipo Berio já aumentou seu volume de vendas em 70% neste ano
O custo do óleo de azeite atingiu níveis sem precedentes. Enquanto a inflação no Brasil desacelera, registrando um aumento de 4,68% entre janeiro e novembro, o preço médio do azeite de oliva no mesmo período disparou para 33,23%. Esse aumento tem impactado significativamente os orçamentos familiares, e a perspectiva é de que o custo permaneça elevado nos próximos meses devido aos desafios enfrentados na colheita global.A determinação dos preços do azeite ocorre no mercado internacional, onde a Europa detém 75% da produção global. A safra de 2022 foi a pior da história, com uma queda de 26% em comparação com a média histórica. Embora a expectativa fosse de recuperação em 2023, isso ainda não se concretizou. No Brasil, a categoria cresceu apenas 2,7% este ano, conforme revelado pela pesquisa da Nielsen IQ.Apesar desse cenário desfavorável, diversas marcas internacionais têm investido no mercado brasileiro nos últimos anos, competindo com marcas nacionais premiadas nas prateleiras dos supermercados. Segundo o Conselho Oleícola Internacional (COI), o Brasil é o quarto maior mercado mundial de azeites.Um exemplo é a marca italiana Filippo Berio, que estabeleceu sua presença em São Paulo desde 2020. A empresa, que vendeu 2,5 milhões de litros de azeite este ano, espera atingir um faturamento de cerca de R$ 130 milhões. O aumento nos preços impulsionou os resultados da empresa, levando a um crescimento de 70% nas vendas de janeiro a outubro, e a marca expandiu sua presença de 27% para metade dos varejistas brasileiros em dois anos.Leonardo Johnson Scandola, diretor comercial da Filippo Berio na América do Sul, destaca que, apesar do aumento nos preços, o volume de produtos também cresceu em 2023. Uma garrafa de 500 ml de azeite extra virgem é vendida por cerca de R$ 35,99.A marca italiana, fundada em 1867, tornou-se parte do Grupo SALOV em 1919, que é a maior indústria de azeite da Itália. Com uma produção de 120 milhões de litros e um faturamento de R$ 2,73 bilhões no último ano, a Filippo Berio é uma líder global e tem recebido reconhecimento contínuo, incluindo uma medalha de prata no Brazil iOOC – International Olive Oil Competition.Apesar do ambiente desafiador, a Filippo Berio está comprometida com a expansão no Brasil, onde se tornou o azeite italiano mais vendido em 2019, com 4% de participação de mercado. Para 2024, a empresa planeja fortalecer sua presença nas regiões Sul e Nordeste, buscando ampliar sua distribuição e oferecer um portfólio diversificado, incluindo molhos de tomate, pestos e vinagres, para atender às necessidades dos consumidores brasileiros no dia a dia.
Fonte: Exame