Em meio a tempos turbulentos, as empresas voltam à prancheta e têm a chance de refletir e reavaliar seus negócios. Alguns temem o estado atual do mercado e a terrível desaceleração, mas alguns veem isso como uma oportunidade de ver todo o potencial de sua empresa e avaliar seus pontos fortes e fracos com honestidade brutal.
Tempos difíceis exigem resiliência. Mas eles permitem que os empreendedores aprendam lições valiosas que podem impulsionar a sabedoria ao longo da vida. A adversidade exige crescimento, adaptabilidade e força para sair por cima.
O capital estava muito disponível
Antes da crise, o capital era altamente acessível para os empresários. Durante esse boom econômico insustentável, os investidores não hesitaram em jogar seu dinheiro na próxima empresa que achavam que poderia ser bem-sucedida. Quando o capital está muito disponível, deixa uma expectativa irreal para os empreendedores de que o capital é fácil de obter e os resultados são ainda mais fáceis de alcançar. No entanto, este não é o caso hoje, pois saímos de um boom econômico e entramos no início de uma recessão.
A ideia de que o capital sempre estará disponível sempre que necessário criou uma sensação de mimo artificial. No entanto, construir uma startup como fundadora neste ambiente atual invoca perspectiva e insights sobre como lidar com situações difíceis de forma adequada e eficiente.
Há uma mentalidade específica que é necessária para demonstrar prosperidade em tempos de crise, quando o capital é especialmente escasso. Ao contrário dos investidores com experiência em vários ciclos de mercado ao longo dos anos, os gestores de fundos de primeira viagem como eu chegam com uma ficha limpa. O mesmo vale para os fundadores de startups iniciantes que não podem ser tão arriscados com o capital do investidor e arriscar seu dinheiro quando podem nunca ter outra chance no jogo.
Isso os torna mais conscientes das decisões que tomam e das consequências que enfrentam em cada decisão de negócios. Eles sabem que precisam tomar decisões ponderadas e perspicazes e talvez até mesmo traçar um caminho para a lucratividade para atrair capital nesse clima de mercado.
Tempo é tudo
Muitas pessoas acreditam que uma desaceleração do mercado é o pior momento para investir e, portanto, um momento imprudente para ser um empreendedor e iniciar um negócio. No entanto, algumas das maiores e mais bem-sucedidas empresas de nossa vida foram fundadas durante a recessão de 2008. O Airbnb foi uma das muitas startups que saíram da recessão. Durante o SXSW em 2008, lançou seu conceito de aluguel de homestay. Em 2022, o Airbnb abriu seu capital com uma avaliação de mais de US$ 100 bilhões.
A Venmo também foi fundada em meio à crise imobiliária em 2009, eventualmente saindo por cima com o PayPal comprando a empresa anos depois por US$ 800 milhões. Uber, Slack e WhatsApp são algumas das muitas outras empresas fundadas e cunhadas como nomes familiares durante a crise. Essas empresas provaram que não apenas é possível iniciar um negócio durante uma recessão, mas muitos de seus fundadores continuariam dizendo que a adversidade que enfrentaram os fez sair do fogo mais fortes.
Aprendendo com a adversidade
Em uma indústria de escassez e capital limitado, a adversidade força as pessoas a utilizar todos os recursos que têm à mão com eficiência e sabedoria. Para superar as dificuldades financeiras, eles criam uma variedade de redes sociais fortes que lhes permitem buscar ajuda quando necessário, especialmente para coisas além do capital.
Os fundadores que têm o medo do fracasso em mente o tempo todo, mas se recusam a desistir, acabarão sendo os mais resilientes e bem-sucedidos porque se dedicam muito mais à sua missão do que ao dinheiro. As empresas que lutam para vencer a batalha por financiamento durante essa crise, sem dúvida, sairão como líderes da próxima geração.
No geral, a adversidade cria perseverança e força e permite que os fundadores lidem melhor com situações de negócios desafiadoras. O capital obtido com muita facilidade cria uma sensação de descuido no setor, com falta de decisões ponderadas.
Essa dinâmica sempre acaba mal. Os fundadores de startups não têm escolha a não ser se adaptar ao clima atual do mercado e ser mais cautelosos, inteligentes e implacáveis. Ser um fundador durante o caos e a imprevisibilidade de uma recessão pode ser difícil, mas instila lições valiosas e desenvolvimento muscular que eles levarão muito além do final da crise … e, esperançosamente, para o IPO um dia.