As ações das principais companhias aéreas dos Estados Unidos fecharam o dia com altas de dois dígitos, com os investidores de olho nas notícias de flexibilização gradual das restrições econômicas relacionadas ao novo coronavírus (covid-19) e sinais de que os consumidores americanos estão começando a se sentir seguros o suficiente para viajar.
As notícias de flexibilização das medidas de isolamento social e retomada de serviços não essenciais fizeram as ações da American Airlines fecharem em alta de 14,67% na Nasdaq, a US$ 11,14. A United Airlines, também listada na Nasdaq, fechou com crescimento de 16,26%, a US$ 29,53, enquanto os papéis da Southwest Airlines encerraram com avanço de 12,64%, a US$ 32,52, na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse).
O movimento levou o fundo negociado em bolsa (ETF) com ações de empresas aéreas americanas, o US Global Jets ETF (JETS), a subir 11,75%, a US$ 15,34. Muitos investidores estão esperançosos com a retomada das operações. A situação é comprovada por dados mostrando que as aquisições de cotas do ETF avançaram nos últimos meses. Ao menos 25 mil contas da corretora Robinhood detêm cotas do ETF, comparado com as 300 contas que as tinham antes de a pandemia do novo coronavírus atingir em cheio os Estados Unidos.
O movimento de alta também foi verificado na Europa. As ações da Lufthansa, que firmou um acordo de socorro financeiro de 9 bilhões de euros com o governo da Alemanha, subiram 6,83% em Frankfurt, a 9,23 euros. Em Paris, as ações da Air France-KLM fecharam com avanço de 10,64%, a 4,17 euro, enquanto em Londres a International Consolidated Airlines (IAG), controladora da British Airways e da Ibéria, subiu 22,54%, a 2,34 libras.
Já no Brasil, as ações de Azul e Gol fecharam o dia em baixa, na esteira do pedido de recuperação judicial apresentado pela Latam nos Estados Unidos. A notícia fez os recibos de ações (ADRs) da empresa fecharem com queda de 34,88% na Nyse, a US$ 1,68.
O temor de que o mesmo possa ocorrer com mais empresas da América Latina fez com que as ações da Azul caíssem 3,85%, a R$ 14,75, e os papéis da Gol recuassem 2,46%, a R$ 12,29.
Fonte: Valor Econômico