Prevê despesa adicional de US$4 bi por causa da pandemia
A Amazon divulgou nesta última quinta-feira (30) que teve US$ 75 bilhões de vendas no primeiro trimestre de 2020. Alta de 26% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a empresa vendeu US$ 59 bilhões.
Apesar disso, o lucro operacional da gigante caiu em relação a 2019. Este ano, a empresa registrou US$ 3,9 bilhões de lucro operacional, abaixo dos US$ 4,4 bilhões no primeiro trimestre do ano passado.
A companhia tem investido pesado para enfrentar um salto na demanda on-line, gerado pelas medidas de restrição de circulação de pessoas, que recorreram às entregas. A empresa afirmou anteriormente que vai contratar cerca de 175 mil funcionários, elevar o pagamento dos empregados em US$ 2 por hora e também o valor pago por hora extra, o que vai gerar despesas de quase US$ 700 milhões.
Alimentos, farmácia, brinquedos: vendas on-line crescem durante quarentena
A empresa afirmou ainda que pode ter prejuízo no segundo trimestre, impactada por custos de cerca de US$ 4 bilhões relacionados à pandemia , o que é o equivalente ao lucro operacional do próximo trimestre.
O anúncio fez as ações caírem 5% após o fechamento dos mercados.
Amazon promete medir temperatura de funcionários e distribuir máscaras em armazéns nos EUA
“Sob circunstâncias normais, neste segundo trimestre, nós esperaríamos ter lucro operacional de cerca de 4 bilhões de dólares ou mais. Mas estas não são circunstâncias normais. Em vez disso, esperamos gastar toda essa quantia, talvez um pouco mais, em despesas relacionadas à pandemia e para fazer os produtos chegarem aos clientes e para manter os funcionários seguros”, disse o presidente-executivo da Amazon, Jeff Bezos.
A Amazon previu que terá lucro de US$ 1,5 bilhão no segundo trimestre. Analistas previam resultado positivo de US$ 3,8 bilhões, segundo dados da FactSet, empresa de análise de mercado consulta pela agência Reuters.
De acordo com a empresa, a receita líquida esperada para o 2° trimestre será entre US$ 75 bilhões e US$ 81 bilhões de dólares para o segundo trimestre, em linha com o que o mercado esperava, de faturamento de US$ 77,99 bilhões de dólares, segundo a Refinitiv.
Fonte: G1